Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Subida do rio Incomáti limita acessos para 5.000 pessoas em Moçambique

A subida de nível do rio Incomáti está a limitar os acessos à povoação 25 de Setembro no distrito da Manhiça, sul de Moçambique, afetando cerca de cinco mil pessoas, anunciaram as autoridades locais.

Subida do rio Incomáti limita acessos para 5.000 pessoas em Moçambique
Notícias ao Minuto

09:27 - 18/01/22 por Lusa

Mundo Moçambique

"Estamos a monitorizar a situação para, a qualquer momento, levar barcos para o local e garantir a travessia", anunciou o diretor de planeamento e infraestruturas da Manhiça, César Dindane.

As águas estão a galgar as passagem para pessoas e viaturas (drifts) devido a uma subida do caudal provocada por descargas de barragens na África do Sul.

A situação acontece depois de, na última semana, noutras zona do sul de Moçambique, cerca de 22 mil pessoas terem ficado isoladas devido à subida do rio Umbeluzi.

A Direção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos de Moçambique prevê que o nível do Umbeluzi permaneça estável nos próximos dias, mas ainda sob estado de alerta.

Mantém-se igualmente o alerta para a bacia do rio Maputo em Madubula, com tendência para descida do nível.

A direção de Recursos Hídricos prevê subida das águas no norte do país nas bacias hidrográficas dos rios Rovuma, Messalo, Montepuez, Megaruma, Lúrio, Meluli e Ligonha.

O aumento de caudal dos rios que atravessam Moçambique acontece sazonalmente durante a época das chuvas, sobretudo entre dezembro e março.

Pelo menos dez pessoas morreram e outras 47.493 já foram afetadas por chuvas, ventos fortes e outros desastres naturais em Moçambique na atual época, segundo o mais recente relatório do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD).

Leia Também: Tempestade destrói 800 habitações precárias no norte de Moçambique

Recomendados para si

;
Campo obrigatório