Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 29º

Subida do rio Incomáti limita acessos para 5.000 pessoas em Moçambique

A subida de nível do rio Incomáti está a limitar os acessos à povoação 25 de Setembro no distrito da Manhiça, sul de Moçambique, afetando cerca de cinco mil pessoas, anunciaram as autoridades locais.

Subida do rio Incomáti limita acessos para 5.000 pessoas em Moçambique

"Estamos a monitorizar a situação para, a qualquer momento, levar barcos para o local e garantir a travessia", anunciou o diretor de planeamento e infraestruturas da Manhiça, César Dindane.

As águas estão a galgar as passagem para pessoas e viaturas (drifts) devido a uma subida do caudal provocada por descargas de barragens na África do Sul.

A situação acontece depois de, na última semana, noutras zona do sul de Moçambique, cerca de 22 mil pessoas terem ficado isoladas devido à subida do rio Umbeluzi.

A Direção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos de Moçambique prevê que o nível do Umbeluzi permaneça estável nos próximos dias, mas ainda sob estado de alerta.

Mantém-se igualmente o alerta para a bacia do rio Maputo em Madubula, com tendência para descida do nível.

A direção de Recursos Hídricos prevê subida das águas no norte do país nas bacias hidrográficas dos rios Rovuma, Messalo, Montepuez, Megaruma, Lúrio, Meluli e Ligonha.

O aumento de caudal dos rios que atravessam Moçambique acontece sazonalmente durante a época das chuvas, sobretudo entre dezembro e março.

Pelo menos dez pessoas morreram e outras 47.493 já foram afetadas por chuvas, ventos fortes e outros desastres naturais em Moçambique na atual época, segundo o mais recente relatório do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD).

Leia Também: Tempestade destrói 800 habitações precárias no norte de Moçambique

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório