Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Borrell falou com Conselho do Golfo sobre ambiente, digital e terrorismo

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, e o secretário-geral do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), Nayef al Hajraf, falaram hoje, em Bruxelas, de cooperação nas transições ecológica e digital e combate ao terrorismo.

Borrell falou com Conselho do Golfo sobre ambiente, digital e terrorismo
Notícias ao Minuto

00:00 - 18/01/22 por Lusa

Mundo Diplomacia

Borrell recebeu Al Hajraf e o chefe negociador do CCG, Abdulrahman Al Harbi, para falarem de "assuntos regionais de interesse mútuo" e "explorar formas de intensificar a cooperação" entre as duas organizações, indicou o Serviço de Ação Externa da UE, em comunicado.

No mesmo texto, acrescentou-se que o próximo Conselho Conjunto e Reunião Ministerial UE-CCG, convocado para 21 de fevereiro em Bruxelas, "vai reafirmar o compromisso institucional de alto nível entre as duas organizações e discutir formas concretas de fortalecer o diálogo e a cooperação em desafios regionais e globais".

A reunião de hoje em Bruxelas responde ao convite que Borrel fez em Riade, durante a sua visita à região, em outubro, "para também permitir discussões sobre uma gama mais ampla de temas" com membros da Comissão Europeia.

Neste contexto, Al Hauraf também se reuniu hoje, em Bruxelas, com o vice-presidente executivo da Comissão, Valdis Dombrovskis, e os comissários europeus do Orçamento, Johannes Hahn, e Interior, Ylva Johansson.

Em Outubro, Borrell anunciou a abertura em 2022 de uma delegação da UE no Qatar e a apresentação na próxima primavera de uma comunicação sobre os países do Golfo.

Leia Também: Ucrânia. EUA e União Europeia coordenaram resposta à crise com Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório