Borrell recebeu Al Hajraf e o chefe negociador do CCG, Abdulrahman Al Harbi, para falarem de "assuntos regionais de interesse mútuo" e "explorar formas de intensificar a cooperação" entre as duas organizações, indicou o Serviço de Ação Externa da UE, em comunicado.
No mesmo texto, acrescentou-se que o próximo Conselho Conjunto e Reunião Ministerial UE-CCG, convocado para 21 de fevereiro em Bruxelas, "vai reafirmar o compromisso institucional de alto nível entre as duas organizações e discutir formas concretas de fortalecer o diálogo e a cooperação em desafios regionais e globais".
A reunião de hoje em Bruxelas responde ao convite que Borrel fez em Riade, durante a sua visita à região, em outubro, "para também permitir discussões sobre uma gama mais ampla de temas" com membros da Comissão Europeia.
Neste contexto, Al Hauraf também se reuniu hoje, em Bruxelas, com o vice-presidente executivo da Comissão, Valdis Dombrovskis, e os comissários europeus do Orçamento, Johannes Hahn, e Interior, Ylva Johansson.
Em Outubro, Borrell anunciou a abertura em 2022 de uma delegação da UE no Qatar e a apresentação na próxima primavera de uma comunicação sobre os países do Golfo.
Leia Também: Ucrânia. EUA e União Europeia coordenaram resposta à crise com Rússia