Tribunal tunisino ordena libertação de deputado crítico

Um tribunal militar tunisino ordenou hoje a libertação condicional do deputado Seifeddine Makhlouf, um acérrimo crítico do Presidente Kais Saied e detido desde setembro, indicou o advogado do político.

Seifeddine Makhlouf

© Getty

Lusa
17/01/2022 20:59 ‧ 17/01/2022 por Lusa

Mundo

Seifeddine Makhlouf

 

Makhlouf beneficiou de uma "libertação sob controlo judiciário" e deverá abandonar a prisão "nas próximas horas", indicou o seu advogado, Samir ben Omar, em declarações à agência noticiosa France-Presse (AFP).

O deputado perdeu a sua imunidade parlamentar na sequência do golpe de força do Presidente da Tunísia, Kais Saied, que assumiu plenos poderes em 25 de julho, após demitir o seu primeiro-ministro, suspender o parlamento e garantir o controlo do poder judicial.

O deputado foi detido em 22 de setembro na sequência de um mandado emitido por um tribunal militar por "atentado à dignidade das Forças Armadas", após uma disputa com juízes de um tribunal militar.

Também foi indiciado por um alegado insulto a agentes da polícia de fronteiras que proibiram uma mulher de viajar em março.

Líder do Al-Karama, um partido islamita-nacionalista ultraconservador aliado ao movimento de inspiração islamita Ennahdha, Seifeddine Makhlouf tinha já sido brevemente detido em meados de setembro quando se dirigia ao tribunal militar de Tunes para se apresentar perante um juiz de instrução.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas