Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 25º

Presidente de Cabo Verde pede reforma do Conselho de Segurança da ONU

O Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, pediu hoje a reforma do Conselho de Segurança da ONU, com representatividade para África, e exortou Cabo Verde a voltar a tentar o lugar de membro não permanente.

Presidente de Cabo Verde pede reforma do Conselho de Segurança da ONU

"Neste particular, não seria já tempo de Cabo Verde, perto de 30 anos depois, voltar a pleitear por um mandato como membro não permanente do Conselho de Segurança? Seria uma forma de aumentar a visibilidade externa do país, o seu prestígio e utilidade na arena internacional", disse José Maria Neves, no discurso de abertura da Conferência Anual de Política Externa.

Organizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional de Cabo Verde, a conferência decorre na Praia até terça-feira, em formato híbrido, com intervenções de vários convidados nacionais e internacionais, como o presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), José Manuel Durão Barroso, ou o subsecretário-geral da ONU e Alto Representante para os Países Menos Avançados, Encravados e Pequenos Estados insulares em Desenvolvimento (HRLLS), Courtenay Ratray, sob o lema "Desafios da diplomacia cabo-verdiana face à Pandemia da covid-19".

Na abertura, o chefe de Estado enfatizou que uma "importância particular deve continuar a ser dispensada à revitalização" da Organização das Nações Unidas (ONU), "designadamente, no que à reforma do Conselho de Segurança diz respeito".

"Essa revitalização passa pela necessidade de uma reforma do Conselho de Segurança, que possa conferir uma maior abrangência dos Estados-membros na tomada de decisões atinentes à paz e segurança internacionais", defendeu.

"É chegada a hora de o Conselho de Segurança ser mais representativo e alargado, reservando a África o direito a assentos permanentes. O nosso continente dispõe de recursos, talentos e imaginação para ser um dos mais importantes atores políticos e económicos deste século 21", afirmou o Presidente cabo-verdiano.

Leia Também: Ministro da Saúde aponta meta de Cabo Verde ter um médico por família

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório