Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Erdogan inaugura na Albânia complexo habitacional pago pela Turquia

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan inaugurou hoje um complexo habitacional na cidade albanesa de Lac, construído com fundos do Governo turco para famílias com casas destruídas pelo terramoto de 2019, que provocou 25 mortos e milhares de desalojados.

Erdogan inaugura na Albânia complexo habitacional pago pela Turquia
Notícias ao Minuto

18:02 - 17/01/22 por Lusa

Mundo Terramoto

Com um total de 522 habitações, esta é a urbanização mais moderna de Lac (norte do país) e para além dos apartamentos dispõe de 37 estabelecimentos comerciais, unidades de serviço e espaços verdes.

A praça central desta urbanização será designada Erdogan, em honra do Presidente turco.

Erdogan manifestou-se satisfeito por ter cumprido com a sua palavra aos albaneses, apesar dos sérios desafios que o seu país registou, com terramotos, incêndios ou a pandemia.

A Turquia foi um dos primeiros países a disponibilizar ajuda para a reparação dos danos, com Erdogan a destacar na cerimónia, acompanhado pelo primeiro-ministro albanês Edi Rama e membros do Governo de Tirana, "o claro testemunho da forte solidariedade entre nós".

Na sua primeira visita ao estrangeiro em 2022, o líder turco também manifestou o desejo "que esta amizade com bases tão sólidas prossiga indefinidamente".

Numa comprovação da "forte solidariedade e fraternidade", Erdogan também destacou a construção, em 68 dias, do novo hospital de 150 camas na cidade de Fier (sul), inaugurado em abril de 2021, com um custo de 70 milhões de euros e designado "Hospital de Amizade Turquia-Albânia".

Os investimentos turcos incluem-se entre os mais significativos neste país dos Balcãs ocidentais, e quando o volume de trocas comerciais superou os 600 milhões de euros anuais.

Na Albânia operam 600 empresas turcas, que dão emprego a 15.000 trabalhadores albaneses.

Os dois países, ambos com maioria de população muçulmana, são parceiros estratégicos e mantêm relações ancestrais, na sequência da prolongada ocupação otomana dos Balcãs.

Leia Também: Turquia acusa Macron de basear política externa no antagonismo a Erdogan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório