Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Credit Suisse. Axel Lehaman é o "ideal" para substituir Horta-Osório

O vice-presidente do Credit Suisse disse que Axel Lehamn vai substituir António Horta-Osório como presidente do banco depois de uma "investigação interna" que terá revelado que o português violou regras da quarentena contra o covid-19.  

Credit Suisse. Axel Lehaman é o "ideal" para substituir Horta-Osório
Notícias ao Minuto

09:25 - 17/01/22 por Lusa

Economia Credit Suisse

O suíco Axel Lehamn, antigo alto executivo do banco USB encontra-se no Credit Suisse desde outubro do ano passado e assume o cargo de presidente, informou a instituição.

"Lehmann é o ideal para conduzir a transformação estratégica do banco", disse hoje o vice-presidente do Credit Suisse, Severin Schwan, citado pela agência Efe, acrescentando que respeita a decisão de Horta-Osório. 

De acordo com a Associated Presse, o português Horta-Osório anunciou a demissão poucos minutos depois da meia-noite de hoje tratando-se do mais recente revés no banco suíço que enfrentou uma série de problemas recentes, incluindo maus investimentos em fundos financeiros (hedge funds) e um escândalo interno de espionagem.

"Lamento que algumas das minhas atitudes pessoais tenham causado dificuldades ao banco comprometendo a minha capacidade de o representar interna e externamente", afirma Horta-Osório, 57 anos, num comunicado divulgado pelo Credit Suisse, sem especificar.

"Por isso acredito que minha demissão é do interesse do banco e dos acionistas neste momento crucial", acrescenta Horta-Osório na mesma nota.

António Horta-Osório tinha assumido o cargo há oito meses. 

Hoje, a imprensa suíça informa que Horta-Osório, antigo presidente do Conselho de Administração do Lloyds Banking Group, no Reino Unido, violou as regras de quarentena contra o covid-19.

De acordo com as mesmas notícias Horta-Osório deslocou-se ao Reino Unido em dezembro e no verão passado onde assistiu a um torneio de ténis em Wimbledon.

No mês passado, o portal de notícias finewes.com citava fontes "conhecedoras da situação" indicavam que o português estava a ser investigado por alegadamente ter quebrado as regras da quarentena contra a crise sanitária. 

Leia Também: Horta-Osório demite-se do Credit Suisse após quebrar regras anti-Covid-19

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório