Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Imagens satélite da erupção do vulcão Tonga que provocou tsunami

Veja as imagens de satélite da erupção do vulcão Tonga.

Notícias ao Minuto

07:55 - 17/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Tonga

O vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Ha'apai entrou em erupção na sexta-feira, provocando um tsunami que afetou o Pacífico, do Japão ao Peru e aos Estados Unidos da América. As imagens captadas via satélite estão a impressionar o mundo e mostram a violência do momento. Segundo os testemunhos, o vulcão entrou em erupção às 17:20 (4:20 horas em Portugal). 

A mais recente erupção do vulcão foi registada às 22:10 (hora de Lisboa) de domingo. O impacto da erupção e do tsunami fizeram-se sentir a nível global, com diferentes escalas de intensidade.

A erupção de oito minutos e chegou a ser ouvida em Fiji, a mais de 800 km de distância, segundo as autoridades. 

"O tsunami teve um enorme impacto no litoral norte de Nuku'alofa", a capital de Tonga, mas não há registo de vítimas no arquipélago, afirmou no domingo a primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern.

De acordo com a France-Presse, no Peru, duas mulheres morreram numa praia, por causa de "ondas anormais" provocadas pelo vulcão, a mais de 10.000 quilómetros.

Já neste domingo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera revelou que o tsunami provocou em Portugal alterações no nível do mar nos Açores, na Madeira e na zona de Peniche.

O perigo já terá passado e resta agora contabilizar danos. O ar ainda está cheio de cinzas e fumo.

Leia Também: Portugal com alterações no nível do mar após erupção do vulcão de Tonga

Recomendados para si

;
Campo obrigatório