Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Exército do Mali anuncia morte de nove 'jihadistas' em operação

O Exército do Mali matou nove terroristas numa operação militar na região de Segou, no centro do país, na qual as forças armadas malianas destruíram duas bases logísticas dos 'jihadistas'.

Exército do Mali anuncia morte de nove 'jihadistas' em operação
Notícias ao Minuto

23:27 - 16/01/22 por Lusa

Mundo Segou

O Estado-Maior General das Forças Armadas do Mali (Fama) acrescentou numa nota divulgada hoje que as suas tropas destruíram dois veículos equipados com metralhadoras pesadas e apreenderam 1.500 quilos de explosivos durante a operação, que teve lugar no sábado na cidade de Alatona.

O comunicado acrescenta que as bases agora destruídas serviram de centro de reagrupamento para os 'jihadistas', que assediavam regularmente agricultores e pastores nas aldeias vizinhas.

As Fama anunciaram ainda em outro comunicado a morte de um número não especificado de 'jihadistas', em resultado de ataques aéreos realizados na passada quarta-feira nas zonas de Sama, Sosso e Logori, perto da localidade de Bankass, na região central de Mopti.

A nota acrescenta que um dos 'jihadistas' mortos nestes ataques foi Ousmane Sidibé, o "número dois" da Frente de Libertação de Macina, uma das principais fações ligadas à Al-Qaida no Sahel.

Esta filial da Al-Qaida, chamada Nusrat al Islam, anunciou na sexta-feira que realizou seis ataques contra as Fama entre 22 de dezembro e 03 de janeiro em diferentes regiões do Mali, nos quais 20 soldados malianos foram mortos.

O grupo terrorista explicou num comunicado publicado em meios 'jihadistas' que os seus elementos apreenderam uma grande quantidade de armas e munições durante estes ataques. Nenhuma fonte oficial maliana confirmou estas agressões.

O Mali atravessa uma situação complexa de insegurança e instabilidade política devido à presença de grupos 'jihadistas', que têm vindo a intensificar os ataques contra a população civil, assim como contra o Exército maliano, forças estrangeiras e forças das Nações Unidas.

Leia Também: Milhares concentram-se no Mali para manifestação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório