Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 25º

Meteorologia alerta para ciclone no Índico que pode afetar Moçambique

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inam) de Moçambique alertou hoje para a possibilidade de formação de um ciclone dentro de uma semana, que pode implicar riscos para o país.

Meteorologia alerta para ciclone no Índico que pode afetar Moçambique

"Formou-se um sistema de baixa pressão atmosférica que pode evoluir para o estado de ciclone tropical sobre a costa leste de Madagáscar, no dia 22 de janeiro", lê-se em comunicado.

O Inam vai continuar a "monitorizar a evolução" do sistema e apela à população para que siga a informação meteorológica - estando a depressão a ser igualmente acompanhada pelas restantes rede meteorológicas da região.

As águas quentes desta altura do ano no oceano Índico, incluindo no canal de Moçambique, são um dos fatores que contribuem para a formação de ciclones que costumam atingir a costa moçambicana entre dezembro e abril.

Pelo menos 10 pessoas morreram e outras 47.493 foram afetadas por chuvas, ventos fortes e outros desastres naturais em Moçambique na atual época chuvosa, segundo o mais recente relatório do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD).

Leia Também: Prioridade é a pandemia mas Moçambique precisa de "reformas"

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório