Reino Unido condena sequestro em sinagoga no Texas, EUA

O Reino Unido considerou hoje que o sequestro ocorrido no sábado numa sinagoga no Texas, Estados Unidos, é "um ato de terrorismo e antissemitismo".

Notícia

© Getty Images

Lusa
16/01/2022 19:23 ‧ 16/01/2022 por Lusa

Mundo

Terrorismo

"O meu pensamento está com a comunidade judaica e com todos os que sofreram este ato horrível no Texas. Condenamos este ato de terrorismo e antissemitismo", escreveu a ministra britânica dos Negócios Estrangeiros, Liz Truss, na rede social Twitter.

A embaixadora britânica nos Estados Unidos, Karen Pierce, também recorreu ao Twitter para sublinhar o "apoio total às forças da ordem texanas e americanas".

O incidente ocorreu no sábado, quando um homem fez quatro reféns na sinagoga da Congregação Beth Israel, no Texas.

De acordo com o Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI), o sequestrador era Malik Faisal Akram, tinha 44 anos e nacionalidade britânica.

O homem, que acabou por ser morto pelas autoridades ao fim de seis horas de operação, exigia a libertação da "irmã", uma neurocientista paquistanesa, suspeita de ter ligações a um grupo extremista islâmico.

A cientista paquistanesa tem 49 anos e chama-se Aafia Siddiqui, estando a cumprir uma pena de 86 anos de prisão num hospital-prisão em Fort Worth, perto de Dallas, nos Estados Unidos.

O sequestro ocorrido no sábado levou a uma maior proteção policial em várias sinagogas e instituições judaicas em várias cidades norte-americanas, como Dallas, Nova Iorque e Los Angeles, para detetar qualquer possível ameaça antissemita.

Leia Também: Suspeito abatido após fazer reféns numa sinagoga do Texas era britânico

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas