Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Migrante mexicano morre depois de detido por autoridades dos EUA

Um mexicano morreu após ser detido pelas autoridades de imigração dos Estados Unidos, quando cruzava ilegalmente a fronteira entre os dois países, na Califórnia, avançou hoje o serviço norte-americano de alfândega e proteção fronteiriça.

Migrante mexicano morre depois de detido por autoridades dos EUA
Notícias ao Minuto

16:01 - 15/01/22 por Lusa

Mundo Migrações

A morte aconteceu na quarta-feira, dia 12, quando um operador de câmara de vigilância da patrulha de fronteira observou nove suspeitos de estarem a tentar atravessar ilegalmente a fronteira para os Estados Unidos, numa área industrial perto de Porto de Entrada de Otay Mesa, que faz fronteira com Tijuana (México).

Vários agentes deste organismo deslocaram-se até ao local e detiveram um cidadão mexicano, de 38 anos, que foi transferido para as instalações do serviço fronteiriço norte-americano, para dar início ao seu processo de deportação.

"Depois de chegar ao porto de entrada, o estrangeiro indocumentado sentiu-se mal e deixou de responder", disse o serviço norte-americano de alfândega e proteção fronteiriça (CBP, na sigla em inglês), em comunicado, sem avançar a possível causa da morte.

Os agentes chamaram os serviços médicos de emergência, que tentaram, sem sucesso, reanimá-lo, tendo os serviços médicos de San Diego declarado a morte do homem.

O incidente está a ser investigado pelo Departamento de Polícia de San Diego, com a ajuda do gabinete de medicina forense de San Diego e do gabinete de responsabilidade profissional do CBP.

De acordo com o protocolo, o incidente será analisado posteriormente pela procuradoria-geral da Justiça dos Estados Unidos.

A fronteira sudeste dos EUA regista, há vários meses, um grande afluxo de imigrantes indocumentados e requerentes de asilo, muitos deles mexicanos.

Em novembro passado, último mês sobre o qual são conhecidos números oficiais, mais de 173.000 estrangeiros foram "encontrados" por agentes de imigração, dos quais mais de 63.000 eram mexicanos. Em novembro de 2020, o número total de pessoas intercetadas foi de 42.643.

Leia Também: Polónia desmantela grupo de tráfico de migrantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório