Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Republicano opositor de Trump anuncia saída do Congresso

O congressista republicano John Katko, membro da Câmara dos Representantes, cuja carreira estava em alta, anunciou a sua saída do Congresso, o terceiro dos 10 que votaram a favor da destituição de Donald Trump.

Republicano opositor de Trump anuncia saída do Congresso
Notícias ao Minuto

06:19 - 15/01/22 por Lusa

Mundo John Katko

Este nova-iorquino, de 59 anos, estava apontado para ser o presidente da comissão da Segurança Interna se, como é esperado, os republicanos ganharem o controlo da Câmara dos Representantes, nas eleições de novembro.

Os congressistas raramente abandonam o cargo com este tipo de oportunidades no horizonte.

Mas a sua decisão é tomada com Trump a permanecer uma força relevante do Partido Republicano e a manter a fidelidade de muitos congressistas e a ameaçar usar as primárias para depor os que se lhe atravessam à frente.

A cumprir o seu quarto mandato na Câmara, Katko distribuiu um comunicado onde disse que era tempo de "gozar a sua família e a vida de uma maneira mais cheia e com mais presença".

Apesar de na sua declaração não fazer referência a Trump, realçou: "A minha consciência, os meus princípios e o compromisso em fazer o que é certo orientaram todas as decisões que tomei enquanto Membro do Congresso, e guiam a minha decisão de hoje".

Kakto recebeu críticas dos republicanos depois de votar a favor da destituição de Trump, pelo seu encorajamento aos atacantes do Congresso, em 06 de janeiro de 2021, quando os congressistas certificavam os resultados eleitorais, que davam a vitória a Joe Biden.

Antigo procurador federal, Katko tornou-se o 12.º republicano da Câmara dos Representantes a anunciar que não disputaria a reeleição em 2022. Até agora, o mesmo anúncio foi feito por 26 democratas desta câmara do Congresso.

Leia Também: Página do líder do Irão mostra Trump a ser alvo de ataque com drone

Recomendados para si

;
Campo obrigatório