Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Suécia envia tanques e militares para ilha do Báltico face à ameaça russa

A Suécia enviou hoje tanques e dezenas de militares armados para as ruas de Visby, uma cidade portuária na ilha de Gotland, no mar Báltico, numa ação incomum tomada em resposta ao aumento da "atividade russa" na região.

Suécia envia tanques e militares para ilha do Báltico face à ameaça russa
Notícias ao Minuto

22:32 - 14/01/22 por Lusa

Mundo Suécia

"As Forças Armadas estão a tomar as medidas necessárias para proteger a integridade da Suécia e demonstrar a nossa capacidade de proteger a Suécia e os interesses dos suecos", adiantou à agência de notícias AFP o ministro da Defesa, Peter Hultqvist, através de 'e-mail'.

A medida surge depois de três navios de desembarque russos navegarem no mar Báltico, cruzando o estreito do Grande Cinturão na Dinamarca esta semana, enquanto crescem as tensões entre a Rússia os Estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

Em comunicado divulgado na quinta-feira, os militares disseram que as tropas seriam enviadas para "reforçar as operações em muitos locais", devido ao "aumento da atividade russa no mar Báltico".

Hutqvist disse também à agência de notícias TT que as patrulhas na ilha de Gotland mostram que a Suécia está a levar a situação a sério e que "não será apanhada de surpresa".

O líder de operações das Forças Armadas suecas, Michael Claesson, disse à AFP que as unidades enviadas para Visby provêm de uma guarnição já implementada na ilha, negando que seja uma "demonstração de força".

Países ocidentais acusam a Rússia de ter acumulado tanques e dezenas de militares na fronteira com a Ucrânia nas últimas semanas, um prelúdio, segundo a NATO, de uma possível invasão.

A Rússia nega estar a preparar uma ofensiva militar e afirma que é uma resposta à crescente presença da Aliança Atlântica na sua esfera de influência.

A meio do dia de hoje, as Forças Armadas da Suécia disseram ter detetado uma crescente atividade russa no mar Báltico, ao indicarem a existência de "elementos que se desviam no quadro normal" e decidiram reforçar a preparação militar no país escandinavo.

"A partir de hoje seremos mais visíveis e estaremos em locais estratégicos importantes de caráter civil", declarou à televisão pública SVT Tomas Angshammar, porta-voz do regimento de Gotland, numa alusão ao porto e ao aeroporto da maior ilha da Suécia no mar Báltico.

O motivo reside na "crescente atividade" nas zonas próximas da Suécia, e a importância de "demonstrar aos habitantes de Gotland e a outros países que possuímos uma defesa ativa que se adapta consoante a situação".

A Defesa sueca considera, no entanto, que o risco de ataque ao país escandinavo é "baixo".

A tensão entre a Suécia e a Rússia acentuou-se nos últimos anos, coincidindo com o início do conflito russo-ucraniano, com denúncias mútuas de violações do espaço aéreo, em particular pela parte sueca.

O incidente mais grave ocorreu em 2014, quando Estocolmo se referiu a uma violação do seu território por um alegado submarino estrangeiro, responsabilizando indiretamente a Rússia, mas a principal prova, diversas fotos disponibilizadas por civis, foi abandonada alguns meses depois.

Nos últimos anos, a Suécia intensificou a sua colaboração com a NATO, com quem mantém um acordo de associação, e aprovou várias medidas para aumentar o orçamento da Defesa.

O Governo de Estocolmo decidiu ainda enviar um destacamento permanente para Gotland, restabelecer o serviço militar obrigatório, permitir a presença de tropas da NATO em território sueco e reeditar um guia com informação sobre a forma de atuar em caso de emergência ou invasão militar.

Em 2018, as Forças Armadas suecas convocaram os 22.000 membros da Guarda nacional, um corpo permanente de reservistas voluntários, para comprovar a sua capacidade de mobilização, medida que não era adotada desde 1975.

Leia Também: Suécia reforça preparação militar face atividade russa, descarta ameaça

Recomendados para si

;
Campo obrigatório