Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Polónia investiga fuga de informação sobre equipamentos do Exército

O Ministério da Defesa da Polónia anunciou hoje que abriu uma investigação sobre uma possível fuga de informação sobre equipamentos do Exército.

Polónia investiga fuga de informação sobre equipamentos do Exército
Notícias ao Minuto

15:44 - 14/01/22 por Lusa

Mundo Governo

O anúncio foi feito após a divulgação pelo 'site' jornalístico Onet.pl da notícia de que uma base de dados contendo 1,7 milhões de entradas, com elementos de todo o equipamento do Exército polaco estava disponível na Internet.

"O caso está a ser analisado em detalhes pelos serviços. Estão em curso esclarecimentos sobre se houve uma fuga de informação e sobre se o arquivo divulgado foi de facto criado dentro das Forças Armadas polacas", disse o Ministério da Defesa, num comunicado.

"Não comentaremos este assunto até que a investigação fique concluída", acrescentou o Ministério, indicando que "vários cenários" estão a ser analisados.

De acordo com o Onet.pl, cada entrada na base de dados publicada na Internet corresponde às necessidades de equipamentos de cada unidade do Exército polaco, desde aviões de caça F-16, armas pesadas, peças de reposição ou munições, cobertores e computadores.

As bases de dados que foram alvo de fuga de informação também listam os tipos de 'software' utilizados pelos militares, bem como as compras de material feitas a outros países.

De acordo com o Onet.pl, a base de dados já foi descarregada por utilizadores de mais de uma dúzia de países, incluindo a Rússia e a China.

Após a publicação desta fuga de informação, a oposição polaca exigiu a demissão do ministro da Defesa.

Leia Também: Polónia desmantela grupo de tráfico de migrantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório