Polónia investiga fuga de informação sobre equipamentos do Exército

O Ministério da Defesa da Polónia anunciou hoje que abriu uma investigação sobre uma possível fuga de informação sobre equipamentos do Exército.

polonia bandeira

© Getty Images

Lusa
14/01/2022 15:44 ‧ 14/01/2022 por Lusa

Mundo

Governo

O anúncio foi feito após a divulgação pelo 'site' jornalístico Onet.pl da notícia de que uma base de dados contendo 1,7 milhões de entradas, com elementos de todo o equipamento do Exército polaco estava disponível na Internet.

"O caso está a ser analisado em detalhes pelos serviços. Estão em curso esclarecimentos sobre se houve uma fuga de informação e sobre se o arquivo divulgado foi de facto criado dentro das Forças Armadas polacas", disse o Ministério da Defesa, num comunicado.

"Não comentaremos este assunto até que a investigação fique concluída", acrescentou o Ministério, indicando que "vários cenários" estão a ser analisados.

De acordo com o Onet.pl, cada entrada na base de dados publicada na Internet corresponde às necessidades de equipamentos de cada unidade do Exército polaco, desde aviões de caça F-16, armas pesadas, peças de reposição ou munições, cobertores e computadores.

As bases de dados que foram alvo de fuga de informação também listam os tipos de 'software' utilizados pelos militares, bem como as compras de material feitas a outros países.

De acordo com o Onet.pl, a base de dados já foi descarregada por utilizadores de mais de uma dúzia de países, incluindo a Rússia e a China.

Após a publicação desta fuga de informação, a oposição polaca exigiu a demissão do ministro da Defesa.

Leia Também: Polónia desmantela grupo de tráfico de migrantes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas