Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Chefe da diplomacia alemã em Kiev e em Moscovo na próxima semana

A chefe da diplomacia alemã, Annalena Baerbock, reúne-se segunda-feira, em Kiev, com o Presidente ucraniano e no dia seguinte, em Moscovo, com o seu homólogo russo, num contexto de risco de conflito na Ucrânia, disse hoje um porta-voz.

Chefe da diplomacia alemã em Kiev e em Moscovo na próxima semana
Notícias ao Minuto

13:45 - 14/01/22 por Lusa

Mundo Moscovo

A ministra dos Negócios Estrangeiros viajará pela primeira vez para Kiev na segunda-feira, onde terá conversações com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse o porta-voz do ministério, Christofer Burger, numa conferência de imprensa.

A viagem vai assinalar o 30.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre Berlim e Kiev, segundo o porta-voz da diplomacia alemã, mas no centro das conversações está o risco de conflito entre Rússia e Ucrânia.

A ministra alemã viajará depois para Moscovo onde na terça-feira tem um encontro com o seu homólogo russo, Sergei Lavrov.

Estas primeiras viagens à Ucrânia e à Rússia pela nova ministra dos Negócios Estrangeiros alemã, em funções desde o início de dezembro, surgem num contexto particularmente tenso na fronteira ucraniana.

Os países ocidentais acusam a Rússia de ter concentrado cerca de 100.000 soldados na fronteira com a Ucrânia nas últimas semanas para preparar um ataque àquele país, o que Moscovo nega.

Moscovo, por seu lado, exige garantias ocidentais de que será travada a ideia de expansão da NATO para países junto às suas fronteiras, em particular para a Ucrânia.

Estas tensões podem ter repercussões no gasoduto Nord Stream-2, que liga a Rússia à Alemanha e ao qual a Ucrânia se opõe.

Os Estados Unidos, mas também os ministros dos Verdes alemães do novo Governo tripartido germânico, acreditam que, em caso de entrada de tropas russas na Ucrânia, este gasoduto, um projeto germano-russo que ainda não está funcionamento, pode ser alvo de sanções.

Leia Também: Russiagate. Proteção de Dados multa Câmara de Lisboa em 1,2 milhões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório