Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Conflito no Sahel provocou 500 mil deslocados em 2021

O conflito no Sahel provocou o deslocamento forçado de meio milhão de pessoas em 2021, elevando para 2,5 milhões o número de pessoas obrigadas a deixar as suas casas na última década na região, anunciou hoje a ONU.

Conflito no Sahel provocou 500 mil deslocados em 2021
Notícias ao Minuto

12:46 - 14/01/22 por Lusa

Mundo Conflito

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a violência, agravada pela pandemia de covid-19 e pelas consequências das alterações climáticas numa região onde a temperatura cresce a um ritmo 1,5 vezes mais rápido do que no resto do mundo, dificultam cada vez mais a situação humanitária na região.

O número de pessoas refugiadas devido ao conflito (deslocados obrigados a mudar de país) ascende a 410.000, no Mali, Burkina Faso e Níger.

O porta-voz do ACNUR, Boris Cheshirkov, felicitou as comunidades de acolhimento pela sua "resiliência e solidariedade", ao acolher as famílias deslocadas, apesar dos seus escassos recursos.

Pediu também à comunidade internacional que não poupe esforços quando se trata de apoiar os países do Sahel para conseguir "a paz, a estabilidade e o desenvolvimento de que tanto precisa a região".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório