Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Ataques no Iraque fazem 3 feridos e atingem complexo da embaixada dos EUA

Três pessoas ficaram hoje feridas após um 'rocket' ter atingido uma escola na 'zona verde' de Bagdade, perímetro ultraseguro da capital do Iraque, enquanto dois outros disparos alcançaram o complexo da embaixada norte-americana, sem causar baixas.

Ataques no Iraque fazem 3 feridos e atingem complexo da embaixada dos EUA
Notícias ao Minuto

22:35 - 13/01/22 por Lusa

Mundo Ataque

Estes disparos fazem parte de uma onda de ataques, por vezes também realizados por 'drones' armados, contra as tropas e locais de interesse dos Estados Unidos no Iraque.

Os ataques, que não têm sido reivindicados, são sistematicamente atribuídos pelos Estados Unidos às fações iraquianas pró-Irão, que exigem a saída do Iraque de todas as tropas norte-americanas que pertencem à coligação internacional liderada por Washington, que lutam contra o grupo extremista Estado Islâmico.

Na madrugada de quinta-feira "três 'rockets' foram disparados na direção da 'zona verde' de Bagdade: dois deles caíram no terreno da embaixada norte-americana e outro atingiu uma escola numa localidade nas proximidades", revelou um oficial militar iraquiano à agência AFP, que falou sob a condição de anonimato.

"Uma mulher, uma menina e um jovem ficaram feridos", acrescentou.

Um outro elemento da segurança, que também não quis ser identificado, explicou à AFP que os projéteis que caíram no complexo da embaixada norte-americana, na 'zona verde', não causaram "nem mortos nem feridos".

Na página oficial na rede social Facebook, a Embaixada dos Estados Unidos denunciou um ataque perpetrado "por grupos terroristas que tentam minar a segurança, a soberania e as relações internacionais do Iraque".

No início da noite, jornalistas da AFP presenciaram duas explosões e tiros na 'zona verde', um perímetro ultraseguro onde estão localizados muitos ministérios iraquianos e embaixadas.

Nas últimas semanas, têm aumentado os ataques com 'rockets' e 'drones' contra as tropas e locais de interesse dos EUA no Iraque.

Em 05 de janeiro, cinco 'rockets' atingiram uma base iraquiana que abriga forças da coligação internacional naquele país.

A 'zona verde' de Bagdade tinha sido atingida pela última vez em 19 de dezembro, por dois 'rockets', sendo que o primeiro foi neutralizado por baterias de defesa C-RAM e o segundo danificou duas viaturas.

No início do ano, o Irão e vários grupos aliados na região assinalaram o segundo aniversário da morte do general Qassem Soleimani, militar morto durante um ataque norte-americano na capital do Iraque.

Fações pró-Irão têm repetidamente pedido a retirada total das tropas norte-americanas e restantes forças da coligação internacional no Iraque.

Em 09 de dezembro, o Iraque anunciou o "fim da missão de combate" da coligação internacional contra o extremismo islâmico coordenada por Washington naquele país.

Na realidade, mais de 2.500 militares dos Estados Unidos e cerca de mil militares da coligação vão permanecer no país, onde desempenham funções de "conselheiros" e de "formadores" desde o verão de 2020.

Leia Também: Iraque reelege presidente do parlamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório