Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Metade das escolas primárias pode fechar hoje em França

Este protesto está relacionado com a maneira como o governo conduz as medidas relacionadas com a Covid-19 no setor da educação.

Metade das escolas primárias pode fechar hoje em França
Notícias ao Minuto

11:02 - 13/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A França enfrenta uma das suas maiores greves na educação em décadas. Esta quinta-feira, cerca de 75% dos professores devem faltar ao trabalho, forçando o encerramento de metade das escolas primárias do país.

Este protesto está relacionado com a maneira como o governo conduz as medidas relacionadas com a Covid-19 no setor da educação.

Emmanuel Macron disse, esta semana, que o governo estava especialmente orgulhoso de ter mantido as escolas abertas mais do que qualquer outro país no mundo durante a pandemia. “Acredito fundamentalmente que a escolha que fizemos para manter as escolas abertas é a escolha certa”, disse.

No entanto, o aumento nas infeções por Covid-19, impulsionado pela variante Ómicron, altamente contagiosa, criou grandes perturbações nas escolas desde que reabriram no início de janeiro – cerca de 10 mil turmas foram impedidas de assistir a aulas devido a casos entre alunos e funcionários.

Os sindicatos da educação acreditam que o governo está a falhar com as crianças, tendo uma abordagem desorganizada que não oferece a proteção adequada contra infeções para funcionários e alunos. Além disso, dissertam que não há garantia de cobertura de substituição para professores que adoecem e deixam as escolas atuar como gerentes de teste e rastreamento da doença.

“Os alunos não podem aprender adequadamente porque a frequência varia muito e é impossível implementar um híbrido de ensino presencial e à distância”, disse o SUnipp-FSU (sindicato dos professores francês).

Os sindicatos exigem também que o governo forneça máscaras faciais FFP2 aos funcionários bem como purificadores da qualidade do ar para ventilar as salas de aula.

Leia Também: França facilita viagens para quem parte do Reino Unido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório