Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Ucrânia. Senadores democratas dos EUA querem sancionar Putin

Senadores democratas dos EUA divulgaram hoje um novo plano de sanções destinado a punir o Presidente russo, Vladimir Putin, e a fornecer assistência financeira a Kiev no caso de uma invasão russa da Ucrânia.

Ucrânia. Senadores democratas dos EUA querem sancionar Putin
Notícias ao Minuto

21:45 - 12/01/22 por Lusa

Mundo EUA

A lei, intitulada "Defender a Soberania da Ucrânia", prevê sanções contra o Presidente russo, contra o primeiro-ministro, Mikhail Michoustin, e contra altos funcionários militares e várias entidades do setor bancário russo, em caso de "invasão" ou de "escalada de hostilidades".

O plano dos senadores norte-americanos também inclui o fornecimento de 500 milhões de dólares (cerca de 440 milhões de euros) em ajuda militar adicional à Ucrânia, para lidar com uma eventual invasão russa - mais do dobro da verba que o Governo dos EUA forneceu a Kiev no ano passado.

As tensões em torno da Ucrânia aumentaram nos últimos meses, com Washington e aliados europeus de Kiev a acusar a Rússia de reunir tropas perto da fronteira ucraniana para preparar uma invasão.

"Esta lei mostra claramente que o Senado dos EUA não ficará de braços cruzados perante a ameaça de uma nova invasão da Ucrânia pelo Kremlin", disse Bob Menendez, o influente líder democrata do Comité de Relações Exteriores do Senado.

O texto também incentiva os Estados Unidos a "considerar todas as medidas disponíveis e adequadas" para garantir que o gasoduto Nord Stream 2 - descrito como "uma ferramenta de influência maliciosa da Federação Russa" - não fica operacional.

A proposta já conta com o apoio de 25 senadores democratas, incluindo o líder da bancada, Chuck Schumer, bem como da Casa Branca.

A proposta "será um golpe para a economia russa", disse a porta-voz da Casa Branca para o Conselho de Segurança Nacional, Emily Horne.

Leia Também: Ucrânia: Marcelo defende que diálogo deve seguir sem escalada de tensão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório