Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Sassoli: Parlamento Europeu agenda homenagem para segunda-feira

O Parlamento Europeu (PE) vai homenagear David Sassoli, que hoje morreu aos 65 anos, na abertura da próxima sessão plenária, na segunda-feira, em Estrasburgo, França, na presença do antigo eurodeputado e ex-primeiro-ministro italiano Enrico Letta.

Sassoli: Parlamento Europeu agenda homenagem para segunda-feira
Notícias ao Minuto

16:30 - 11/01/22 por Lusa

Mundo Óbito

Segundo um comunicado do Parlamento Europeu, a abertura da sessão plenária em Estrasburgo será marcada por uma homenagem a Sassoli, eleito eurodeputado em 2009 e que presidiu à instituição entre julho de 2019 e 2022, que será liderada pela primeira vice-presidente e candidata à sucessão, a maltesa Roberta Metsola, do Partido Popular Europeu (PPE).

A eleição do novo presidente do hemiciclo europeu terá lugar, como estava já previsto, na terça-feira, 18 de janeiro, durante a sessão plenária, num processo que será conduzido pelo segundo vice-presidente, o eurodeputado socialista Pedro Silva Pereira, segundo adiantou o próprio.

"O presidente Sassoli adotou medidas extraordinárias que permitiram ao PE desempenhar as suas funções e exercer as suas prerrogativas durante a pandemia [de covid-19], ao abrigo dos Tratados. Desempenhou também um papel de destaque na defesa de um orçamento de longo prazo da União Europeia (UE) ambicioso e de um mecanismo de recuperação eficaz", lê-se no mesmo comunicado.

A par de outras considerações, a nota informativa caracteriza Sassoli como um "europeu dedicado" e recorda uma passagem de um discurso que o representante fez perante o Conselho Europeu de dezembro: "Do que a Europa precisa - e precisa acima de tudo - é de um novo projeto de esperança. Penso que podemos construir esse projeto com base numa abordagem robusta, com três vertentes: uma Europa que inova; uma Europa que protege; e uma Europa que ilumina".

As cerimónias fúnebres de David Sassoli iniciam-se com uma câmara ardente nesta quinta-feira, em Roma, estando o funeral marcado para sexta ao meio-dia (11:00 horas em Lisboa), também na capital italiana.

Sassoli morreu hoje aos 65 anos em Aviano (Itália), onde se encontrava hospitalizado desde 26 de dezembro, sendo o primeiro presidente do Parlamento Europeu a morrer em exercício de funções nas quais estava prestes a ser substituído, no cumprimento de um acordo de partilha do mandato de cinco anos.

David Sassoli contraiu uma pneumonia em setembro de 2021, que o obrigou a receber tratamento hospitalar em Estrasburgo, França, e, embora tenha recebido alta hospitalar uma semana depois, prosseguiu a recuperação em Itália e esteve mais de dois meses ausente das sessões plenárias do parlamento, regressando no final do ano.

Na próxima semana, na primeira sessão plenária do ano, o Parlamento Europeu deverá eleger um novo presidente da assembleia, algo que já estava previsto a meio da atual legislatura, e não relacionado com o estado de saúde de Sassoli.

Leia Também: Sassoli: BCE manifesta consternação pela morte de "europeu dedicado"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório