Meteorologia

  • 05 OUTUBRO 2022
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 30º

Coreia do Norte lança novo projétil para o Mar do Japão

A Coreia do Norte lançou novo "projétil não identificado" na direção do Mar do Japão, informou hoje o exército sul-coreano, apenas seis dias depois de um teste do que Pyongyang descreveu como um míssil hipersónico.

Coreia do Norte lança novo projétil para o Mar do Japão

"A Coreia do Norte lançou projétil não identificado no Mar do Leste (nome dado ao Mar do Japão, nas duas Coreias)", informou o Estado-Maior Conjunto sul-coreano, num breve comunicado sobre o lançamento, que também foi confirmado pelo Governo japonês.

O teste ocorre apenas seis dias depois de Pyongyang - que não mostrou sinais de abertura ao diálogo com Seul ou Washington -- ter testado um outro projétil, que a Coreia do Norte descreveu como um novo míssil hipersónico e que os sistemas de deteção sul-coreanos e japoneses tiveram problemas em identificar, devido ao seu voo irregular.

Na passada semana, o líder norte-coreano Kim Jong Un, durante uma conferência política, prometeu reforçar as suas forças militares, apesar das dificuldades relacionadas com a pandemia de covid-19.

As negociações sobre o programa nuclear da Coreia do Norte, lideradas pelos Estados Unidos, estão suspensas desde 2019, devido a disputas sobre sanções internacionais ao regime de Pyongyang.

O Governo do Presidente norte-americano Joe Biden pediu repetidamente o regresso da diplomacia nuclear, "em qualquer lugar e em qualquer momento", mas a Coreia do Norte alegou que os EUA devem primeiro retirar as sanções.

Leia Também: Seul diz que Coreia do Norte ainda está longe de ter míssil hipersónico

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório