Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Funcionários do sistema judiciário do Irão protestam por aumento salarial

Funcionários do sistema judiciário do Irão manifestaram-se hoje e sábado, na maioria das cidades do país, contra a recusa do Governo em aumentar-lhes os salários.

Funcionários do sistema judiciário do Irão protestam por aumento salarial
Notícias ao Minuto

14:35 - 09/01/22 por Lusa

Mundo Irão

O presidente Ebrahim Raïssi, eleito em junho de 2021, tinha proposto um aumento dos salários dos funcionários judiciais nas últimas semanas do seu mandato como chefe da Autoridade Judicial, no entanto, o Governo que agora lidera mudou de ideias.

Durante o dia de hoje, o jornal reformista Shargh divulgou um pequeno vídeo de uma manifestação em Teerão, em frente ao Parlamento, com centenas de homens e mulheres gritando: "Se o nosso problema não for resolvido, a justiça não funcionará mais".

Já o jornal reformista Arman Melli dá conta de outras manifestações, que ocorreram no sábado "na maioria das cidades do país, para protestar contra a rejeição, no Parlamento, do aumento de salários".

Nestes protestos, incomuns no setor da justiça, vários funcionários levavam cartazes onde se podia ler-se: "os funcionários judiciais não conseguem sustentar-se" ou "a hipocrisia do governo e do parlamento veio à tona".

Na quarta-feira, quando o pedido para os aumentos salariais foi rejeitado pelo Parlamento, o diretor-geral da Administração e Função Pública, Meisam Latifi, justificou a decisão apontando que conceder o aumento de salários aos funcionários judiciais poderia levar a pedidos semelhantes em outras áreas.

Atingido por severas sanções impostas desde 2018 pelos Estados Unidos da América, o Irão sofre com uma inflação anual que se aproxima dos 60%.

Leia Também: Ministro dos Negócios Estrangeiros talibã visita o Irão pela primeira vez

Recomendados para si

;
Campo obrigatório