Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Estradas desimpedidas, mas trânsito cortado após acidente no Paquistão

As autoridades do Paquistão já desimpediram as estradas onde morreram pelo menos 22 pessoas que ficaram presas nos seus carros durante um forte nevão, mas o trânsito continua cortado na região, de acordo com informações hoje veiculadas.

Estradas desimpedidas, mas trânsito cortado após acidente no Paquistão
Notícias ao Minuto

13:51 - 09/01/22 por Lusa

Mundo Paquistão

As equipas de resgate continuam nas estradas de acesso à popular cidade turística de Murree, que atrai milhares de pessoas por ano e onde, segundo as autoridades, mais de 100 mil veículos entraram nos últimos dias.

As operações decorrem numa altura em que há ainda várias centenas de carros presos no local.

O último balanço das autoridades indica que pelo menos 22 pessoas, incluindo 10 crianças, morreram após ficarem presas nas suas viaturas durante uma forte tempestade de neve.

A maioria das vítimas morreu de hipotermia, adiantaram as autoridades. Entre elas estava um polícia de Islamabad, Naveed Iqbal, e sete outros membros de sua família (três filhos, uma irmã e três sobrinhos).

Num último telefonema para o único filho que sobreviveu, Naveed Iqbal disse que iam "apenas ligar o aquecimento e dormir", segundo relata a imprensa local.

Entre as vítimas mortais, estavam ainda um casal com as suas duas filhas e dois filhos, da cidade-guarnição de Rawalpindi, e quatro amigos da cidade de Mardan, cujos funerais já foram realizados nas respetivas cidades.

Mais de um metro de neve caiu na zona do resort de Murree Hills na noite de sexta-feira deixando presos milhares de carros nas estradas, indicou o ministro do Interior, Sheikh Rashid Ahmed.

As temperaturas desceram para os menos oito graus Celsius.

As autoridades destacaram tropas paramilitares e uma unidade militar especial de montanha para ajudar. Até ao final deste sábado tinham retirado milhares de veículos do local.

Entretanto, o Governo do primeiro-ministro Imran Khan tem sido alvo de críticas, nomeadamente de membros da oposição, por não estar preparado para a situação e por ter agido tarde demais.

Através da rede social Twitter, Khan reconheceu que o Governo foi apanhado de surpresa pela forte tempestade de neve e pelo grande número de turistas que viajava para a estância turística de Murree Hills, localizada a cerca de 50 quilómetros da capital.

Citado pela AFP, um funcionário da cidade vizinha de Nathia Gali afirmou que em poucas horas caiu mais de 1,5 metros de neve. "Não foi neve (...), foi inédito", referiu, precisando nunca ter assistido a uma tempestade de neve tão grande.

"Houve ventos fortes, árvores arrancadas, avalanches. As pessoas ficaram apavoradas", disse.

Leia Também: Frio mata 22 pessoas presas em carros devido a forte nevão no Paquistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório