Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Forças pró-russas capturam comandante da Marinha ucraniana

As forças pró-russas da Crimeia que hoje tomaram a base naval ucraniana em Sebastopol juntamente com representantes das forças russas anunciaram ter "levado" o comandante da Marinha da Ucrânia, o contra-almirante Sergi Gaiduk.

Forças pró-russas capturam comandante da Marinha ucraniana
Notícias ao Minuto

11:40 - 19/03/14 por Lusa

Mundo Crimeia

"Ele estava bloqueado e não tinha para onde ir. Foi obrigado a sair e levado", disse Igor Ieskin, um representante das forças russas no local, citado pela agência France Presse.

Cerca de 200 membros de milícias pró-russas da Crimeia ocuparam a base hoje de manhã e hastearam a bandeira da Rússia. A ação não envolveu violência.

Meios locais noticiaram que centenas de civis acorreram ao local e propuseram aos militares ucranianos que se rendessem ou abandonassem a base, a cidade de Sebastopol e a Crimeia.

Segundo agências internacionais, os militares ucranianos da base abandonaram depois o local em pequenos grupos, acompanhados por supostos milicianos.

O comandante da Frota russa do Mar Negro, almirante Aleksandr Vitko, deslocou-se à base para negociar com o Gaiduk, mas abandonou entretanto o local, segundo a agência EFE.

O Governo de Kiev anunciou o envio à Crimeia do ministro da Defesa, Igor Teniuk, e do primeiro vice-primeiro-ministro, Vitali Iarema, para tentar baixar a tensão entre forças russas e ucranianas naquela península do sul do país, anexada pela Rússia na terça-feira.

O primeiro-ministro do governo local, Serguei Axionov, afirmou todavia que os dois governantes não serão autorizados a entrar na Crimeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório