Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Três trabalhadores humanitários sequestrados no nordeste da RDCongo

Três trabalhadores de uma organização não-governamental (ONG) internacional foram hoje sequestrados no nordeste da República Democrática do Congo (RDCongo), disseram ativistas da sociedade civil.

Três trabalhadores humanitários sequestrados no nordeste da RDCongo
Notícias ao Minuto

15:22 - 07/01/22 por Lusa

Mundo RDCongo

Segundo a agência Efe, o sequestro ocorreu hoje de manhã na aldeia de Kahumba, na estrada que liga as cidades de Goma e Kitchanga, na província de Kivu do Norte, e resultou no rapto de três trabalhadores da ONG Concern por homens não identificados.

"Reconheço que esta zona é muito insegura", disse à agência espanhola o representante da sociedade civil local, John Banyele, por telefone.

Um grupo de homens armados, que se escondiam num monte, apareceram de repente e atacaram os trabalhadores humanitários da organização, sediada na Irlanda.

"Sequestraram-nos a todos e levaram-nos para o monte. As forças de segurança já foram informadas", acrescentou o ativista.

Dois trabalhadores da Concern, um congolês e outro britânico, sofreram um sequestro em 2015 no Kivu do Norte, mas foram libertados ilesos horas depois.

As províncias do Kivu do Norte e a vizinha Ituri registaram no último ano um aumento do número de ataques de grupos armados, o que obrigou o Governo congolês a declarar o estado de sítio no final de abril.

Apesar dessa medida e de uma maior presença militar na região, o Congo Research Group, um projeto de investigação independente, contabilizou mais de 1.000 civis assassinados desde o início do estado de sítio.

Desde 1998, o leste da RDCongo está envolvido num conflito alimentado pelas milícias rebeldes e por ataques de soldados do Exército, apesar da presença da missão de paz das Nações Unidas (Monusco), que tem no terreno mais de 14.000 efetivos.

A ausência de alternativas e de métodos de subsistência estáveis empurraram milhares de congoleses a pegar em armas e, segundo o Barómetro para a Segurança de Kivu, a região é um campo de batalha de mais de cem grupos rebeldes.

Leia Também: RDCongo: Confrontos entre rebeldes e o Exército provocaram 20 mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório