Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Estados Unidos escolhem uma Kennedy para embaixadora na Áustria

Victoria Kennedy, viúva do senador Ted Kennedy, chegou hoje à Áustria, incumbida pelo Presidente Joe Biden para representar os Estados Unidos como sua embaixadora, em Viena.

Estados Unidos escolhem uma Kennedy para embaixadora na Áustria
Notícias ao Minuto

14:22 - 07/01/22 por Lusa

Mundo EUA

"A Áustria é um lugar muito especial", disse aos jornalistas a ex-advogada, de 67 anos, viúva do senador Ted Kennedy, que era irmão do Presidente assassinado John F. Kennedy.

Quando foi nomeada para o cargo de embaixadora na Áustria, no verão passado, Victoria lembrou o encontro histórico, há 60 anos, em Viena, entre JFK e o líder soviético Nikita Khrushchev.

"É importante reconhecermos a capacidade da Áustria para aproximar as posições dos vários estados", explicou.

Proposta como embaixadora por Joe Biden, em julho de 2021, esta recém-chegada ao mundo da diplomacia foi confirmado pelo Senado em outubro -- sendo uma das poucas figuras que obteve a aprovação bipartidária, numa altura em que Biden se confrontava com muita dificuldade para fazer passar os nomes da sua equipa no Congresso.

O ex-chanceler conservador austríaco Sebastian Kurz, que desde então deixou a política, classificou esta nomeação como uma "distinção com honra" para a Áustria.

Victoria Kennedy deve apresentar as suas credenciais ao Presidente Alexander Van der Bellen na próxima quarta-feira.

Figura próxima do Partido Democrata, Vicki Kennedy, renomada advogada, foi conselheira política do seu marido, tendo-se casado com Ted Kennedy em 1992, ao lado de quem permaneceu até à sua morte, em 2009.

Em 2009, Vicki Kennedy apoiou a candidatura presidencial de Barack Obama.

Os avós da embaixadora, radicados no estado de Louisiana, eram imigrantes maronitas do Líbano, tanto do lado paterno como materno.

Em meados de dezembro, Joe Biden nomeou outro membro do clã Kennedy para um cargo diplomático importante: Caroline Kennedy, filha de JFK, que se tornará embaixadora na Austrália.

Leia Também: Filha de John F. Kennedy nomeada embaixadora dos EUA na Austrália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório