Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Líder do Camboja é 1.º chefe de Governo a visitar o Myanmar desde o golpe

O primeiro-ministro do Camboja, Hun Sem, deslocou-se hoje a Myanmar para uma visita oficial de dois dias, tornando-se o primeiro chefe de Governo estrangeiro a visitar o país desde o golpe de Estado de fevereiro passado.

Líder do Camboja é 1.º chefe de Governo a visitar o Myanmar desde o golpe
Notícias ao Minuto

06:49 - 07/01/22 por Lusa

Mundo Myanmar

Hun Sen anunciou que se reunirá com o líder militar, Min Aung Hlaing, para discutir questões bilaterais e relações com a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que vetou o chefe da junta militar da sua última cimeira de líderes.

A viagem do primeiro-ministro do Camboja, que detém a presidência rotativa da ASEAN este ano, foi interpretada como uma mudança nas políticas do bloco em direção à junta militar, que enfrenta um grave isolamento internacional.

A visita atraiu fortes críticas de opositores e organizações de direitos humanos que a veem como um gesto para dar maior legitimidade à junta militar que, a 01 de Fevereiro, pôs fim à jovem democracia no país.

Esta semana quase uma centena de organizações não governamentais birmanesas e internacionais manifestaram "preocupação" com o alegado "apoio" de Hun Sen aos militares e apelaram a uma "resposta internacional coordenada urgente para pôr fim à campanha de terror da junta militar".

O primeiro-ministro do Camboja anunciou antes da viagem que se encontraria com o novo líder para mediar o conflito birmanês e fazer progressos no cumprimento dos cinco pontos de consenso alcançados em abril entre o general birmanês e os líderes da ASEAN, que incluem o fim da violência contra civis e um diálogo entre todas as partes para alcançar uma solução pacífica.

O não cumprimento destes compromissos levou, em outubro, à primeira vez na história da ASEAN que representantes políticos de um país membro não fossem convidados, bloqueando a participação de Min Aung Hlaing na cimeira dos líderes.

Onze meses após a revolta, a junta militar ainda não está em pleno controlo do país, apesar da violência brutal utilizada contra a dissidência que até agora deixou mais de 1.440 mortos e mais de 11.360 detidos, de acordo com a contagem diária da Associação birmanesa de Assistência aos Prisioneiros Políticos (AAPP).

Leia Também: Borrell. UE está pronta para endurecer sanções a Myanmar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório