Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Joe Biden escolhe general Erik Kurilla para chefiar Comando Central

Um general de três estrelas com uma extensa experiência no Iaque e Afeganistão foi o escolhido pelo presidente norte-americano, Joe Biden, para chefiar o comando militar que inclui o Médio Oriente.

Joe Biden escolhe general Erik Kurilla para chefiar Comando Central
Notícias ao Minuto

23:56 - 06/01/22 por Lusa

Mundo Joe Biden

Biden nomeou Erik Kurilla para chefiar o Comando Central, tendo-o o promovido a general de quatro estrelas, segundo vários dirigentes norte-americanos, citados pela agência Associated Press.

A comissão senatorial das Forças Armadas apenas divulgou a nomeação de Kurilla para ser promovido. Mas a sua nomeação para o Comando Central é esperada há vários meses.

Os dirigentes que comentaram o assunto fizeram-no sob reserva de anonimato, por não terem autorização para falar publicamente sobre o caso.

Se for confirmado pelo Senado, Kurilla vai substituir Frank McKenzie, que tem liderado o Comando Central nos últimos três anos e se reformar.

Kurilla vai assumir este comando quando o Pentágono continua a procurar mudar o enfoque para a região do Indo-Pacífico e contrariar uma China emergente e reforçar defesas contra a Federação Russa na Europa, onde Moscovo está a concentrar tropas próximo da fronteira com a Ucrânia, alimentando receios de uma invasão.

Os Estados Unidos retiraram-se do Afeganistão e alteraram formalmente a sua missão no Iraque, de combate para aconselhamento e assistência aos militares iraquianos.

Mas a vontade dos EUA de darem mais ênfase à China e à Federação Russa tem sido repetidamente prejudicada pelo Irão, o que força o Pentágono a manter uma presença significativa de tropas no Médio Oriente e a cultivar relações fortes com aliados na região.

Nas últimas semanas, milícias apoiadas pelo Irão têm aumentado os seus ataques às forças dos EUA e aliados no Iraque e na Síria.

Estes grupos tornaram claro que querem os militares dos EUA fora do Iraque, prometendo a manutenção dos ataques até o conseguirem.

Desde segunda-feira, houve pelo menos tês ataques a bases com tropas dos EUA, no Iraque e na Síria.

Estes ataques incluíram o uso de artilharia e drones armados, dois dos quais foram abatidos na segunda-feira quando se dirigiam para instalações onde estão conselheiros norte-americanos, no aeroporto de Bagdade, e dois outros, carregados de explosivos, foram destruídos quando se dirigiam a uma base militar com tropas dos EUA na província ocidental de Anbar, na terça-feira.

Kurilla, que é de Elk River, no Estado do Minnesota, é o atual comandante do 18.º grupo de forças aerotransportadas, baseado em Fort Bragg, na Carolina do Norte, mas antes foi chefe de gabinete do dirigente do Comando Central, onde trabalhou com McKenzie e, antes deste, com o general Joseph Votel.

Graduado da Academia Militar de West Point em 1988, teve vários destacamentos no Iraque e no Afeganistão, onde comandou forças convencionais e de operações especiais. Em 2004 foi ferido a tiro, no Iraque.

Mais tarde foi comandante do 75.º Regimento de Rangers, diretor de operações no Comando Conjunto de Operações Especiais e comandante da 82.ª Divisão Aerotransportada.

Leia Também: "[Biden] usou o meu nome hoje para tentar dividir ainda mais os EUA"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório