Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Líbano. ONU denuncia ataque contra 'capacetes azuis' da missão Finul

A Organização das Nações Unidas (ONU) apelidou hoje de "inaceitável" o ataque cometido nna noite de terça para quarta-feira por desconhecidos contra 'capacetes azuis' da sua missão Finul, no sul do Líbano, segundo a agência France-Presse (AFP).

Líbano. ONU denuncia ataque contra 'capacetes azuis' da missão Finul
Notícias ao Minuto

06:35 - 06/01/22 por Lusa

Mundo Líbano

De acordo com o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, que alertou para a "desinformação" quanto às forças de manutenção de paz das Nações Unidas (conhecidas como 'capacetes azuis'), o ataque foi perpetrado "por desconhecidos".

"Os veículos da ONU foram vandalizados e houve bens oficiais que foram roubados", indicou Dujarric, sem precisar a natureza dos furtos e sem falar em vítimas.

Segundo o porta-voz das Nações Unidas, "contrariamente à desinformação divulgada pela imprensa, os 'capacetes azuis' não tiraram fotografias e não estavam numa propriedade privada".

"Estavam a caminho de encontrar colegas das forças armadas libanesas para uma partulha de rotina", esclareceu.

Os entraves à liberdade de movimento das forças das Nações Unidas e os ataques que os visam são "inaceitáveis", sublinhou Stéphane Dujarric, apelando "às autoridades libanesas que investiguem rapidamente e de maneira aprofundada", e a "perseguir todos os responsáveis pelos crimes".

A Finul, que conta com cerca de 13 mil 'capacetes azuis', é responsável pela vigilância da linha de cessar-fogo entre o Líbano e Israel, acordada depois da retirada israelita do sul do Líbano em 2000.

Leia Também: Governo do Líbano diz que está mais próximo de um acordo com FMI

Recomendados para si

;
Campo obrigatório