Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Líder do Sudão diz que "portas do diálogo" estão abertas a todos

O chefe da junta militar do Sudão, Abdel-Fattah al-Burhan, garantiu hoje que "as portas do diálogo estão abertas" a todas as forças políticas e revolucionárias com o objetivo de fazer avançar o processo de transição democrática.

Líder do Sudão diz que "portas do diálogo" estão abertas a todos
Notícias ao Minuto

17:18 - 04/01/22 por Lusa

Mundo Sudão

De acordo com um comunicado do Conselho Soberano emitido no final de uma reunião com o encarregado de negócios dos Estados Unidos, Brian Shukan, "as portas do diálogo continuam abertas a todas as forças políticas e aos jovens da revolução para conseguir completar as estruturas do período de transição e avançar no caminho da transição democrática até às eleições livres e justas que trarão um governo civil eleito".

Ainda segundo o texto, citado pela agência espanhola de notícias, Efe, o responsável norte-americano defendeu "a continuação do caminho da transformação democrática, a aceleração da formação do governo executivo e a finalização do resto das estruturas da autoridade de transição".

Depois da reunião com Shukan, Al-Burhan reuniu-se com o enviado especial da ONU ao Sudão, Volker Perhes, tendo ambos "enfatizado a necessidade de completar as estruturas do período de transição e a aceleração da nomeação de um novo primeiro-ministro", segundo a agência estatal de notícias do Sudão (SUNA).

As reuniões de hoje surgem depois do agravamento da crise no processo de transição devido à demissão, no domingo, do primeiro-ministro, Abdalla Hamdok, e no mesmo dia em que as autoridades lançaram gás lacrimogéneo, em Cartum, para dispersar milhares de pessoas que saíram às ruas em protesto contra o golpe de Estado de outubro, tendo causado pelo menos 30 feridos, relatam as agências internacionais.

A Associated Press conta que milhares de pessoas participaram nos protestos na capital, em Omdurman e noutras cidades do país, manifestações que ocorrem dois dias após a demissão do primeiro-ministro.

O primeiro-ministro, Abdalla Hamdok, foi afastado no golpe de outubro e voltou a liderar o Governo um mês depois na sequência de um acordo com os militares para acalmar a tensão e os protestos anti-golpe.

Hamdok demitiu-se no domingo perante o impasse político, afirmando não ter conseguido alcançar um compromisso entre os generais no poder e o movimento pró-democracia.

O Sudão vive um impasse político desde o golpe militar de 25 de outubro, que ocorreu dois anos após uma revolta popular remover o autocrata Omar al-Bashir e o seu governo islamita em abril de 2019.

Sob pressão internacional, os militares reinstalaram Hamdok em novembro para liderar um Governo tecnocrata, mas o acordo não envolveu o movimento pró-democracia por detrás do derrube de al-Bashir.

Desde então, Hamdok não conseguiu formar Governo perante protestos incessantes, não só contra o golpe de Estado, mas também contra o seu acordo com os militares.

Leia Também: Trinta feridos em confrontos entre polícia e manifestantes em Cartum

Recomendados para si

;
Campo obrigatório