Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Exibição de mulheres muçulmanas em app online gera polémica na Índia

Uma aplicação 'online' criada para expor fotografias de mais de uma centena de mulheres muçulmanas está a gerar polémica na Índia, onde duas pessoas relacionadas ao caso foram hoje detidas pelas autoridades policiais.

Exibição de mulheres muçulmanas em app online gera polémica na Índia
Notícias ao Minuto

15:25 - 04/01/22 por Lusa

Mundo Índia

A aplicação foi, entretanto, removida e desligada, numa altura em que as denúncias de ataques contra as minorias têm vindo a aumentar no país.

O Governo indiano referiu que está a investigar o caso.

Um estudante de 21 anos foi detido e apresentado junto de um tribunal de Mumbai, de acordo com as imagens transmitidas pela televisão NDTV, e uma mulher também foi detida como a principal acusada de criar a aplicação, informou a polícia indiana.

"Porque estou tão enojada, mas não surpreendida, que pudesse ter sido uma mulher?", questionou, através da rede social Twitter, a jornalista Ismat Ara, uma das dezenas de mulheres muçulmanas cujo rosto apareceu na aplicação.

"Fomos vendidas e leiloadas 'online'", acrescentou a jornalista numa outra mensagem, citada pelas agências internacionais.

A jornalista apresentou em 01 de janeiro uma queixa à polícia de Nova Deli, que partilhou no Twitter, na qual exigia a abertura de uma investigação "contra um grupo de desconhecidos que queriam assediar e insultar mulheres muçulmanas nas redes sociais e na Internet".

Nesse dia, Ismat Ara tinha descoberto que o seu rosto constava na aplicação 'online', a par de dezenas de outras mulheres pertencentes à minoria muçulmana na Índia, religião seguida por 14,2% dos habitantes do país.

Com recurso a frases como "o teu 'Bulli Bai' [um termo depreciativo usado para descrever as mulheres muçulmanas] do dia", a aplicação visava exclusivamente as mulheres da minoria religiosa, com "a intenção de humilhar e insultar", segundo acrescentou a jornalista.

A existência desta aplicação está a gerar controvérsia na Índia e o ministro das Telecomunicações, Ashwini Vaishnaw, disse, no sábado, que o Governo indiano está "a trabalhar" em conjunto com a polícia de Nova Deli e de Mumbai na investigação deste caso.

Entretanto, e numa Índia governada pelo partido nacionalista hindu Bharatiya Janata (BJP), várias organizações de direitos humanos têm denunciado um aumento dos ataques contra minorias religiosas.

Ismat Ara apontou que não é a primeira vez que aparece uma aplicação com imagens de mulheres muçulmanas.

Esta aplicação é uma "nova versão" do "Sulli Deals", uma plataforma semelhante criada em julho do ano passado que "leiloou" dezenas de mulheres muçulmanas com um termo hindi igualmente pejorativo.

Há apenas duas semanas e durante uma assembleia religiosa na cidade de Haridwar, no norte do país, os participantes pediram o assassínio de muçulmanos, facto que causou indignação no país devido à lentidão das autoridades e da polícia em agir contra os organizadores.

A minoria cristã, que representa 2,3% da população de acordo com a última atualização de 2011, também sofreu recentemente uma onda de ataques, especialmente no Estado de Karnataka, no sul do país.

A União Popular pelas Liberdades Civis (PUCL) denunciou 39 casos de crimes de ódio contra cristãos na região em dezembro, que está a elaborar uma polémica lei para proibir as conversões forçadas, enquanto a Associação para a Proteção dos Direitos Civis confirmou no ano passado 300 casos de violência contra cristãos em 21 Estados indianos.

Leia Também: Pelo menos 4 mortos em deslizamento de terra na Índia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório