Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente alemão garante apoios para 2.º mandato a partir de fevereiro

O Presidente da Alemanha, o social-democrata Frank-Walter Steinmeier, que recebeu hoje o apoio dos Verdes alemães, a juntar ao do seu próprio partido e dos liberais do FDP, deverá ser reeleito em fevereiro para um segundo mandato.

Presidente alemão garante apoios para 2.º mandato a partir de fevereiro
Notícias ao Minuto

11:40 - 04/01/22 por Lusa

Mundo Alemanha

O Partido Social-Democrata (SPD), o FDP e os Verdes formam a atual coligação governamental alemã que sucedeu no poder aos conservadores, liderados por Angela Merkel.

Steinmeier, que fará 66 anos na quarta-feira, deverá receber, assim, a 13 de fevereiro, a maioria dos votos dos deputados das duas câmaras do parlamento germânico, o Bundestag e o Bundesrat, e ser eleito para cumprir mais um mandato (o último possível) de cinco anos como Presidente da República Federal da Alemanha.

Eleito pela primeira vez em 2017, Steinmeier foi classificado, num comunicado divulgado pelos Verdes, como "um muito bom Presidente federal, muito respeitado, que prestou grandes serviços ao país durante o seu primeiro mandato".

O Presidente anunciou, em maio de 2021, que seria candidato a um novo mandato, referindo que queria "ajudar a curar as feridas" infligidas à população alemã pela pandemia de covid-19.

O cargo de Presidente na Alemanha é sobretudo honorífico, já que o poder é exercido pelo chefe do Governo e pelo parlamento, sendo que o seu valor é essencialmente ser uma autoridade moral do país.

Reconhecido como uma das personalidades favoritas dos alemães, "Steini" (como é chamado) faz parte do SPD, partido do atual chanceler, Olaf Scholz, que sucedeu a Merkel no início de dezembro.

O atual Presidente, que foi ministro dos Negócios Estrangeiros durante cerca de sete anos (2005-2009 e 2013-2017), perdeu as eleições legislativas contra Angela Merkel em 2009, mas seria escolhido, em 2017, para suceder a Joachim Gauck, um ex-pastor dissidente da antiga República Democrática da Alemanha (RDA) comunista, no cargo presidencial.

Leia Também: Incidência na Alemanha volta a subir pelo 6.º dia consecutivo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório