Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Quatro apicultores detidos em protesto com abelhas na capital do Chile

Houve pelo menos sete agentes da polícia picados por abelhas durante a manifestação.

Notícias ao Minuto

08:39 - 04/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Chile

Quatro apicultores foram detidos depois de terem organizado um protesto em frente ao palácio presidencial em Santiago, no Chile, na segunda-feira. Segundo as autoridades locais, citadas pela Reuters, houve pelo menos sete agentes da polícia picados por abelhas durante a manifestação e tiveram de ser levados ao hospital.

Os apicultores colocaram 60 colmeias, que continham cerca de 10 mil abelhas, na avenida em frente ao palácio.

Tinham como objetivo apelar a uma reforma do governo para melhorar os preços do mel ou fornecer subsídios aos produtores de mel. Entre as suas exigências pediam para ser recebidos pelo presidente Sebastian Piñera.

"As abelhas estão a morrer", disse um dos apicultores, José Iturra, aos repórteres locais. “Não haveria vida se as abelhas morressem. Era isso que queríamos destacar com este protesto".

Alguns transeuntes ficaram alarmados com o risco que as abelhas representavam. "É perigoso para as pessoas alérgicas porque podem causar a morte", referiu um habitante local.

A produção de mel tem sido prejudicada por uma seca de longa duração no país, que secou as fontes de alimento das abelhas, como as flores e as plantações. Embora a seca não seja incomum no Chile, a atual persiste desde 2010 e as mudanças climáticas são, pelo menos em parte, as principais culpadas, dizem os cientistas.

Veja algumas imagens na galeria acima.

Leia Também: Clima incerto e vespa asiática ameaçam produção de mel na região Centro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório