Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Escolas com mais de metade dos surtos; Risco de nova variante

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Escolas com mais de metade dos surtos; Risco de nova variante
Notícias ao Minuto

08:11 - 04/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O Governo vai reunir-se, esta quarta-feira, com os peritos do Infarmed para analisar a evolução da pandemia da covid-19 em Portugal. O encontro acontece numa altura em que tanto a incidência, como a taxa de transmissão (Rt), estão a aumentar em Portugal.

Esta terá como objetivo estabelecer ou reforçar novas medidas contra a evolução da pandemia, dado que se espera que na sequência das festividades de Natal e  do Ano Novo o número de infetados continue a aumentar.

Apesar disso, certo é que a data de regresso às aulas - 10 de janeiro - não sofrerá alterações, como indicou esta segunda-feira António Lacerda Sales.

Entretanto, sabe-se também que Portugal é esta semana o sexto país da União Europeia com mais novos casos diários de contágio por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes a sete dias, e o sexto com menos mortes diárias atribuídas à covid-19. A lista é liderada pela Dinamarca.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 -  Boa noite! Termina assim mais um registo diário de atualização de informação sobre a pandemia da Covid-19. Na manhã desta quarta-feira será criado um novo registo para que possa ficar a par de tudo o que se passa no país e no mundo.

23h58 - Bélgica reduz período de isolamento para assintomáticos de 10 para 7 dias

A Bélgica vai reduzir o período de isolamento para pacientes assintomáticos de 10 para sete dias, depois das autoridades belgas terem definido esta terça-feira uma série de mudanças em relação ao combate à pandemia.

23h50 - Lotação dos estádios reduzida entre 60% e 80% devido à pandemia na Taça das Nações Africanas (CAN)

A lotação dos estádios que vão receber os jogos da Taça das Nações Africanas (CAN) de futebol vai ser limitada entre 60% e 80% da capacidade máxima, por causa da pandemia, anunciou hoje a organização.

23h30 - Assassino polaco em fuga há 20 anos foi preso por não usar máscara

A polícia da Polónia prendeu, esta terça-feira, um assassino condenado que estava fugido há 20 anos porque não usava máscara numa loja.

23h25 - Portugal regista 584 surtos ativos sendo que mais de metade são em escolas

Segundo um ponto de situação feito pela DGS, em 03 de janeiro registavam-se um total de 584 surtos ativos, menos 23 que na semana passada.

Dos 584 surtos ativos, 353 são em escolas (públicas e privadas), 51 em lares de idosos (mais dez que na semana anterior) e 10 em instituições de saúde (menos cinco).

23h00 - Diana Chaves falha 'Casa Feliz' após César Peixoto testar positivo

Diana Chaves faltou ao programa 'Casa Feliz' desta terça-feira e tudo indica que terá sido porque o companheiro, César Peixoto, testou positivo ontem.

22h30 - André Silva reintegrado um dia depois de acusar positivo

Um dia depois ter anunciado o resultado positivo de André Silva à Covid-19, o Leipzig revelou, esta terça-feira, que o avançado português já pode regressar aos treinos.

22h10 - Brasil registou mais 175 mortes e 18.759 novas infeções em 24 horas

O Brasil contabilizou esta terça-feira, 175 mortes e 18.759 novos casos de Covid-19, segundo dados revelados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

21h50 -  Joan Laporta infetado com Covid-19

O Barcelona comunicou, esta terça-feira, que o presidente Joan Laporta está infetado.

20h30 - Madeira com mais 1.476 casos e 65 doentes hospitalizados

As autoridades de saúde da Madeira reportaram 1.476 novos casos de infeção e 7.292 situações ativas nas últimas 24 horas nesta região, estando 65 doentes hospitalizados, dois nos cuidados intensivos.

21h20 - Venezuela recebe mais 3,1 milhões de vacinas através do mecanismo Covax

A Venezuela recebeu hoje um novo lote de 3,1 milhões de vacinas, através do Fundo de Acesso Global para Vacinas Covid-19 (Covax), elevando para 8,9 milhões o total de doses recebidas através deste mecanismo.

21h00 - Recusado pedido da Gâmbia para substituir jogadores com Covid-19

A Confederação Africana de Futebol (CAF) rejeitou hoje o pedido da seleção da Gâmbia para substituir vários dos seus jogadores infetados, para disputar a Taça das Nações Africanas (CAN), revelou hoje o selecionador daquele país.

20h50 - Biden insta a preocupação e não alarme perante propagação da Ómicron

O Presidente norte-americano, Joe Biden, instou hoje a preocupação, mas não alarme, perante o novo recorde diário de casos registado nos Estados Unidos, devido à propagação da mais contagiosa variante Ómicron do coronavírus, causador da doença.

Em simultâneo, o seu Governo procura aliviar preocupações com escassez de testes, encerramento de escolas e outras perturbações causadas pelo rápido alastramento da Ómicron.

20h40 - O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva acredita em fase descendente da Covid, mesmo com Ómicron

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, disse hoje acreditar que a pandemia do novo coronavírus está numa "fase descendente", mesmo com o elevado número de casos e com a confirmação da variante Ómicron no país.

20h30 - OMS alerta para risco acrescido de uma nova variante devido à Ómicron

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para o risco acrescido do aparecimento de uma nova variante do coronavírus, eventualmente mais perigosa, devido à multiplicação de infeções com a variante Ómicron, mais transmissível.

20h18 - O que o Reino Unido sabe sobre a variante Ómicron?

O Reino Unido foi um dos primeiros países a ser afetado pela vaga da pandemia causada pela variante Ómicron e ao longo das últimas semanas foi recolhendo dados, alguns dos quais foram apresentados hoje numa conferência de imprensa. Saiba tudo aqui.

19h51 - Incidência em Espanha dispara. Há mais 117.775 casos e 116 mortes

A incidência acumulada em Espanha nos últimos 14 dias em 138 pontos fixando-se agora em 2.434 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes. De acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Ministério da Saúde espanhol, foram registadas mais 117.775 novas infeções pelo novo coronavírus e 116 mortes

19h38 - Quase 500 empresas pediram lay-off simplificado em dezembro

Quase 500 empresas dos setores cuja atividade foi suspensa em dezembro devido à pandemia de Covid-19 pediram para aderir ao 'lay-off' simplificado, segundo dados do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. "Em dezembro de 2021, entraram 498 pedidos na Segurança Social que correspondem a 5.099 trabalhadores", disse fonte oficial do ministério de Ana Mendes Godinho à Lusa.

19h31 - França atinge novo recorde de casos com 271.686 infeções em 24 horas

As autoridades de saúde francesas anunciaram esta terça-feira que foram diagnosticadas 271.686 infeções e morreram mais 297 pessoas no espaço de 24 horas. Este é o número de novos casos mais alto no país desde o início da pandemia.

19h30 - Liverpool solicitou adiamento de jogo com o Arsenal devido a contaminações

O Liverpool informou, esta terça-feira, que solicitou o adiamento do jogo com o Arsenal, agendado para esta quinta-feira, devido ao aumento do número de casos positivos no plantel.

19h25 - Deputados franceses ameaçados por movimentos anti-vacinas

Grupos anti-vacinação em França estão a ameaçar violentamente alguns deputados, denunciou hoje o primeiro-ministro francês, Jean Castex, designando os ataques como "inadmissíveis".

Qualquer tipo de violência é inaceitável numa sociedade democrática. Mas tratando-se de depositários da autoridade pública, depositários dos sufrágio universal, o recurso à violência ameaça a democracia, o pacto republicano", disse o primeiro-ministro na Assembleia Nacional.

19h20 - Boris Johnson confiante na "superação" da vaga de Ómicron sem confinamento

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, mostrou-se hoje confiante de que o Reino Unido pode "superar a onda de Ómicron" sem a necessidade de um confinamento, reiterando a intenção de não impor medidas de contenção adicionais.

19h10 - Baixas por Covid-19 disparam 160% nos primeiros 21 dias de dezembro

As baixas por Covid-19 dispararam 160% nos primeiros 21 dias de dezembro face a novembro, para 23.100, ainda antes de Portugal ter atingido os níveis mais elevados de sempre de novos infetados, segundo dados oficiais.

19h00 - Verona com 10 casos positivos na equipa principal

Oito jogadores e dois funcionários do Verona testaram positivo informou hoje o emblema da Liga italiana de futebol.

18h45 - França identifica nova variante IHU. Tem mais de 40 mutações genéticas

A variante, da qual pouco ainda se sabe, foi batizada pelos cientistas com as iniciais do instituto onde foi descoberta, IHU (Instituto Hospitalar Universitário), e deriva de uma outra, a B.1.640, detetada em finais de setembro de 2021 na República do Congo e atualmente sob vigilância da Organização Mundial da Saúde.

18h40 - Hospital de Santarém suspende visitas a doentes internados

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) anunciou hoje a suspensão das visitas aos doentes internados, como medida temporária e "preventiva e devido ao aumento do número de pessoas infetadas com Covid-19 verificado a nível nacional".

18h30 - Cabo Verde volta a bater recorde com 1.025 casos em 24 horas

Cabo Verde registou 1.025 infetados nas últimas 24 horas, um novo recorde diário, e duas mortes por complicações associadas à doença, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

18h10 - Donnarumma testa positivo no PSG e junta-se a Messi e Danilo

O guarda-redes Gianluigi Donnarumma, do Paris Saint-Germain, testou hoje positivo, ampliando para cinco o número de futebolistas do clube francês de futebol a contas com o coronavírus.

18h00 - Ómicron responsável por quase 90% das infeções em Portugal

A variante Ómicron já é responsável por quase 90% das infeções em Portugal, um "aumento abrupto" que ocorreu pouco mais de um mês após os primeiros casos, anunciou hoje o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

17h50 - Internacional português Mário Rui com teste positivo no Nápoles

O futebolista internacional português Mário Rui é um de um total de quatro testes positivos à covid-19 no Nápoles, da Liga italiana, anunciaram hoje os napolitanos.

17h40 - Itália reporta mais 170.844 novos casos em 24 horas

Itália reportou, esta terça-feira, dia 4 de janeiro, mais 170.844 novos casos de Covid-19 e 259 mortes, nas últimas 24 horas, associadas à doença, registando-se um aumento de de 151% em relação ao dia de ontem.

17h20 - Mais de 92 mil testes feitos nos centros assegurados pela Câmara do Porto

Os 18 centros de testagem assegurados pela Câmara Municipal do Porto realizaram, entre 07 e 31 de dezembro, 92.803 testes antigénio, disponíveis gratuitamente para toda a população, o "que justificou o seu prolongamento", revelou hoje a autarquia.

17h00 - Foram hoje vacinadas mais 78.975 com a dose de reforço

Ao todo horam feitas 92.229 inoculações de vacinas contra a Covid-19 (esquema primário completo e reforço) e contra a Gripe.

Nas últimas 24 horas vacinaram-se ainda mais 42 crianças dos 5 aos 11 anos, totalizando um total de 95.794 crianças vacinadas nesta faixa etária.

16h50 - França perto dos 300 mil novos casos diários, disse hoje, o ministro da Saúde francês, Olivier Véran

Hoje, a Saúde Pública francesa deverá anunciar um número não muito longe das 300.000 infeções nas últimas 24 horas", um nível provavelmente recorde, afirmou Véran, ao discursar no Parlamento francêsLembrou ainda, que o recorde de casos num só dia ficou estabelecido no fim de dezembro, com cerca de 230.000 casos contaminados.

16h40 -  Saiba onde pode fazer testes gratuitos à Covid até dia 8 de janeiro

Para saber onde ficam os postos da Câmara Municipal de Lisboa e as farmácias aderentes, clique aqui.

16h30 - Reino Unido ultrapassa os 200 mil casos e atinge novo recorde

O Reino Unido reportou 218.724 novos contágios e mais 48 óbitos causados pela Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados divulgados pelo Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico. Este é o maior recorde de casos de sempre desde o início da pandemia.

16h10 - África está a trabalhar para intensificar vacinação perante nova vaga

A África está a tentar acelerar a vacinação e atingir a meta de 70% da população do continente vacinada até ao final de 2022, com estratégias criativas, depois de entrar neste ano mergulhada numa vaga de infeções.

16h05 - Internamentos atingem valor mais elevado dos últimos 10 meses

O boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) regista um crescimento do número de pessoas internadas, contabilizando hoje 1.203 internamentos, mais 36 do que na segunda-feira, 147 dos quais em unidades de cuidados intensivos, mantendo-se este número nas últimas 24 horas e sendo o número mais elevado dos últimos 10 meses.

16h00 - Brasil investiga novos casos de 'flurona' após confirmação de 6 infeções

Autoridades sanitárias dos estados de Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro informaram hoje que investigam novos casos suspeitos de "flurona", combinação da gripe e da Covid-19, após a confirmação dos seis primeiros casos no Brasil.

15h44 - Rei Carlos Gustavo e rainha Sílvia da Suécia testam positivo à Covid-19

Um comunicado realizado pelo palácio da Casa Real Sueca esta terça-feira, 4 de janeiro, confirmou que o rei Carlos Gustavo e a mulher, a rainha Sílvia, testaram positivo para a Covid-19. "O rei e a rainha testaram positivo à Covid-19 na passada noite. A rainha e o rei, que têm a vacinação completa com três vacinas, apresentam sintomas leves e sentem-se bem, dadas as circunstâncias", completa-se.

15h36 - Testagem no aeroporto de Lisboa "funciona hoje com normalidade", diz ANA
 
A testagem no aeroporto de Lisboa funciona hoje com normalidade, disse à Lusa a ANA Aeroportos, adiantando que foram feitos 300 testes até ao final da manhã e 1.361 na segunda-feira.

15h00 - Casos de 'flurona' não aumentam risco de novas variantes, diz OMS
 
Os vírus da gripe e da covid-19 não partilham informação, pelo que a proliferação de casos de 'flurona' não aumenta o risco de o coronavírus evoluir para variantes mais perigosas, defendeu hoje um perito da Organização Mundial de Saúde.

14h57 - Sporting de Braga confirma que Abel Ruíz está infetado com Covid-19

O Sporting de Braga informou, esta terça-feira, que o avançado espanhol Abel Ruíz é o mais recente jogador infetado com o novo coronavírus. De acordo com a nota oficial dos minhotos, o dianteiro testou positivo à Covid-19 nos testes realizados ontem, segunda-feira,

14h46 - Portugal soma 15 mortes e 25.836 novos casos de Covid-19

Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, 15 mortes e 25.836 novos casos de Covid-19, revela o boletim divulgado esta terça-feira pela Direção-geral da Saúde (DGS).

O número de internados por causa da Covid-19 voltou a aumentar. Há hoje mais 36 infetados em enfermaria nos hospitais portugueses (1.203 no total). Já quanto a recuperados, 19.931 pessoas recuperaram do vírus desde ontem. Trata-se do maior número de pessoas que venceram a doença em 24 horas no país. O último pico de recuperados tinha sido anunciado a 2 de fevereiro de 2021 (17.572).

14h17 - PCP defende que eventuais novas restrições devem ser equilibradas
 
O secretário-geral do PCP defendeu hoje que quaisquer medidas restritivas que venham a ser tomadas na sequência da reunião de peritos no Infarmed devem ser equilibradas, assegurando a segurança sanitária mas também alguma normalidade.

14h03 - Docentes e funcionários escolares são grupo prioritário na vacinação
 
Professores assim como todos os trabalhadores não docentes são considerados grupo prioritário na toma da vacina contra a covid-19 e podem fazer o reforço em regime de Casa Aberta entre as tardes de quinta-feira e domingo, segundo as autoridades de saúde.

13h59 - Estudantes em Espanha regressam às aulas presenciais a 10 de janeiro
 
Os estudantes de todos os níveis de escolaridade em Espanha vão regressar às aulas presenciais a partir de segunda-feira 10 de janeiro, segundo um acordo a que chegaram hoje o Governo e as comunidades autónomas do país.

13h26 - Nova Deli impõe confinamento aos fins de semana

A capital da Índia, Nova Deli, impôs hoje novas medidas para lutar contra a propagação da pandemia, considerada pelas autoridades como "preocupante". Entre as novas medidas, consta a obrigatoriedade de confinamento aos fins de semana. 

13h12 - Manifestações maiores contra medidas do Governo na Alemanha
 
As manifestações semanais contra as medidas de combate à covid-19 do Governo alemão reuniram mais participantes na primeira segunda-feira do ano do que em ocasiões anteriores, de acordo com dados divulgados hoje pelas autoridades regionais.

13h07 - IL considera que problema da educação está a transformar-se em tragédia
 
O presidente da Iniciativa Liberal (IL) considerou hoje que as decisões políticas que estão a ser tomadas sobre o funcionamento das escolas em tempo de pandemia estão a transformar o problema da educação "numa tragédia".

13h05 -  Açores registam uma morte e 219 novas infeções
 
Os Açores registaram 219 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, mais 40 do que na segunda-feira, uma morte associada à covid-19 e 169 recuperações, informa hoje a Autoridade de Saúde Regional.

12h54 - Kevinho e família recuperados da Covid-19. "Finalmente"

Kevinho terminou o ano de 2021 infetado com Covid-19. Entretanto, o artista brasileiro e a família já recuperaram, como destacou esta segunda-feira nas stories da sua página de Instagram. 

12h40 - Pneumologista Filipe Froes pede consequências após ser ameaçado de morte

O pneumologista Filipe Froes confirmou, esta terça-feira, na CNN Portugal, que já foi ameaçado de morte, diversas vezes, através das redes sociais. "Estamos a falar de ameaças que põem em causa a minha integridade física. Vão desde ameaças físicas, corporais até ameaças de morte", começou por contar, acrescentando que estas acontecem, geralmente, através de perfis falsos criados nas redes sociais.

12h25 - Morre de Covid-19 após amigo esconder infeção para jogar cartas

Uma mulher de 82 anos, que sobreviveu a um cancro, morreu depois de apanhar Covid-19 de um amigo que escondeu a infeção para poder participar num jogo de cartas. O caso aconteceu nos EUA, pouco antes do Natal, e foi denunciado agora pela neta da vítima ao site WXYZ.

12h20 - Deputados da Madeira obrigados a usar máscara durante as intervenções
 
Os deputados da Assembleia Legislativa da Madeira passam a ter a obrigatoriedade de usar máscara durante as intervenções que efetuarem a partir das suas bancadas no hemiciclo, determinou hoje a Conferência de Representantes dos Partidos.

12h07 - Estreia internacional do filme 'Morbius' volta a ser adiada
 
A estreia internacional do filme 'Morbius', do universo Marvel, voltou a ser adiada, para abril, pela produtora Sony Pictures, revelaram hoje os media especializados.

12h00 - Linha SRS24 na Madeira já funciona após anomalia técnica
 
A linha telefónica SRS24, disponibilizada pelo Serviço Regional de Saúde da Madeira devido à pandemia de covid-19, já está a funcionar, após ser ultrapassada a anomalia técnica que a afetou na segunda-feira, anunciou hoje o Governo madeirense.

11h45 - Presidente alemão garante apoios para 2.º mandato a partir de fevereiro
 
O Presidente da Alemanha, o social-democrata Frank-Walter Steinmeier, que recebeu hoje o apoio dos Verdes alemães, a juntar ao do seu próprio partido e dos liberais do FDP, deverá ser reeleito em fevereiro para um segundo mandato. O Presidente anunciou, em maio de 2021, que seria candidato a um novo mandato, referindo que queria "ajudar a curar as feridas" infligidas à população alemã pela pandemia de covid-19.

11h35 - Voo direto Portugal - China suspenso até fevereiro devido a surto em Xian

As autoridades de Xian suspenderam a ligação aérea direta com Lisboa, durante o mês de janeiro, numa altura em que a cidade chinesa enfrenta um grave surto de covid-19, que obrigou a um confinamento total.

11h29 - Boticas cancela feira do fumeiro presencial e ativa venda 'online'
 
A Câmara de Boticas cancelou a realização presencial da Feira Gastronómica do Porco, prevista de 13 a 16 de janeiro, que decorrerá pelo segundo ano consecutivo exclusivamente 'online', anunciou hoje o município do distrito de Vila Real.

11h27 - Governo da Madeira cancela festas de Carnaval na região
 
As festividades de Carnaval na Madeira, programadas para decorrer entre os dias 26 de fevereiro e 02 de março, foram hoje canceladas, devido à evolução da situação pandémica da covid-19 na região, anunciou o governo insular.

11h10 - Isento de vacinação, Djokovic dirige-se para a Austrália

O tenista mundial número um, Novak Djokovic, defenderá o seu título no Open da Austrália em Melbourne Park este mês, depois de ter recebido uma isenção médica da vacinação Covid.

10h55 - Variante Ómicron já circula em Cabo Verde
 
A variante Ómicron do novo coronavírus já está a circular em Cabo Verde, confirmou hoje a presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima, apelando ao cumprimento das medidas preventivas.

10h40 - Jimmy Fallon testa positivo à Covid-19

Jimmy Fallon testou positivo à Covid-19, no entanto, apenas teve "sintomas leves". Na sua página de Instagram, o apresentador destacou ainda que está vacinado. "O que me fez ter a sorte de ter apenas sintomas leves", disse. 

10h27 - Israel aproxima-se do pico de casos de infeção

Israel registou 10.644 novos casos do coronavírus esta terça-feira, um dos valores mais elevados desde o início da pandemia. O valor é registado numa altura em que o país avança com uma quarta dose da vacina contra a Covid-19.

09h40 - Ómicron vs. vacinas: Afinal, nova variante é ou não mais resistente?

Um estudo realizado por investigadores da University of Copenhagen, Statistics Denmark e do Statens Serum Institut, na Dinamarca, revela que a variante Ómicron é mais resistente às vacinas atualmente em distribuição, em comparação com a Delta.

09h25 - Dois chineses detidos por importar ilegalmente carne brasileira
 
A polícia de uma cidade do sudoeste da China aplicou uma pena de detenção de 10 dias a dois comerciantes acusados de importar, de forma ilegal, carne congelada do Brasil. Os comerciantes não submeteram o lote aos controlos anticoronavírus impostos pela China aos produtos importados, que incluem testes a amostras do interior e do exterior das embalagens e desinfeção.

09h15 - Enfermeira portuguesa venceu Covid-19 com Viagra após 28 dias em coma

Monica Almeida, de 37 anos, estava duplamente vacinada contra a Covid-19 quando, a 31 de outubro, testou positivo à doença. Antes de ser internada, a enfermeira assinou um documento em que autorizava ser cobaia para o teste de medicamentos alternativos contra a Covid-19. Uma semana depois de estar em coma, os médicos administraram-lhe Viagra. O medicamento, segundo se reporta, abriu-lhe as vias respiratórias: os pulmões começaram a abrir e passou a precisar de menos de 50% de quantidade de oxigénio.

09h11 - EUA atingem recorde mundial de casos de covid-19 em 24 horas

Mais de um milhão de pessoas foram diagnosticadas com covid-19, nas últimas 24 horas, nos Estados Unidos. Trata-se de um recorde de novos casos a nível mundial.

Foram mais precisamente 1,06 milhões de novos infetados, um número impulsionado em grande parte pela variante Ómicron, segundo a Universidade Johns Hopkins.

08h48 - Hospital de São João sob pressão

O médico Nélson Pereira, do Hospital de São João, no Porto, indicou que o número de pessoas infetadas, que chegam ao hospital, continua a ser elevado. O médico refere que o número de entradas é relativamente inferior ao da semana passada, situação que é, contudo, habitual após um período de festas, O médico deixou, em declarações à SIC Notícias, um apelo pedindo que as pessoas se desloquem ao hospital apenas em casos preocupantes.

08h20 - Casa Aberta para professores nas tardes dos dias 6, 7, 8 e 9 de janeiro
 
Os professores e profissionais das creches e ATL vão poder fazer o reforço da vacina contra a covid-19 em regime de Casa Aberta nas tardes dos próximos dias 6, 7, 8 e 9, anunciou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

08h00 - Terceira dose reduz em 81% risco de hospitalização
 
Com base em casos registados no Reino Unido, estima-se que um infetado com Ómicron tenha menos probabilidade de recorrer à urgência de um hospital depois de receber a dose de reforço da vacina contra o vírus.

07h53 - Portugal já administrou mais de 3 milhões de doses de reforço 

Portugal já administrou mais de 3 milhões de doses de reforço contra a COVID-19 e mais de 2,4 milhões de doses da vacina contra a gripe, das quais aproximadamente 477 mil em farmácias. Mais de um milhão de pessoas receberam as vacinas de reforço contra a COVID-19 e contra a gripe em simultâneo.

07h52 - Supermercados australianos enfrentam problemas de fornecimento
 
Os supermercados na Austrália estão a enfrentar problemas de abastecimento, principalmente em produtos frescos e de carne, na sequência da rápida propagação da covid-19 no país, que hoje relatou cerca de 48.000 novas infeções e quatro mortes

07h50 - Ambulâncias retidas por dificuldades das urgências de Caldas da Rainha
 
Seis ambulâncias estavam pelas 23h00 de segunda-feira retidas há várias horas à espera de que os doentes fossem atendidos na urgência de doentes respiratórios das Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), constatou a agência Lusa no local.

O comandante dos bombeiros de Torres Vedras, Hugo Jorge, confirmou à Lusa que uma das duas ambulâncias que estavam na urgência covid desde as 12h00 tem o respetivo "doente sentado na ambulância porque ainda não tinha sido atendido, por falta de macas e por dificuldades de atendimento" na urgência.

07h45 - Incidência na Alemanha volta a subir pelo 6.º dia consecutivo

Alemanha soma mais 30.561 casos de Covid-19 e 356 mortos em 24 horas.

07h40 - Cidade chinesa sob confinamento parcial após detetar surto
 
As autoridades chinesas decidiram hoje colocar sob confinamento algumas áreas na cidade portuária de Ningbo, província de Zhejiang, depois de detetarem 23 casos de covid-19 nos últimos dias.

07h37 - Aeroportos dos EUA representam dois terços dos voos cancelados no mundo
 
A combinação do temporal de vento e neve com a expansão da pandemia de covid-19 continua a atingir a aviação mundial, especialmente os aeroportos dos Estados Unidos, que registaram na segunda-feira dois terços dos cancelamentos de voos no mundo.

07h35 - Hong Kong vai impor vacina obrigatória em vários espaços
 
A chefe do Executivo de Hong Kong anunciou hoje que o território vai apertar os requisitos de vacinas contra a covid-19 em locais de entretenimento, mas também em bibliotecas, escolas e museus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório