Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Família de 20 morta em operação policial com base em informações falsas

Uma operação da polícia iraquiana na qual foram mortas 20 pessoas da mesma família, na semana passada, foi lançada com base em "informações falsas" fornecidas por alguém que tinha "disputas familiares" com uma vítima, indicou hoje a justiça.

Família de 20 morta em operação policial com base em informações falsas
Notícias ao Minuto

16:05 - 03/01/22 por Lusa

Mundo Iraque

O incidente, que na passada quinta-feira provocou a morte de 20 pessoas da mesma família na Babilónia, está a ser alvo de investigação e visa não só o informador em causa, mas também "nove oficiais e três agentes" das forças de segurança, de acordo com um comunicado do Conselho Supremo da Magistratura iraquiano, citado pela agência de notícia INA, que adianta que os 13 homens foram hoje ouvidos por um juiz de instrução.

A tragédia ocorreu na aldeia de al-Rachayed, quando unidades das forças de resposta rápida (forças especiais) e de segurança nacional invadiram uma casa à procura de duas pessoas acusadas de terrorismo.

"Segundo os interrogatórios, verifica-se que a causa da tragédia se deve a informações falsas prestadas pelo sobrinho e genro de uma vítima, como resultado de uma disputa familiar", acrescenta o comunicado.

O informador "forneceu informações falsas aos serviços de segurança, indicando a presença na casa da vítima de dois terroristas procurados [pela justiça]", refere.

O conselho de magistratura indica ainda que a investigação irá continuar e especifica terem sido expedidos quatro mandados de detenção, sem identificar os sujeitos.

Na noite da tragédia, a INA noticiou a morte de 20 civis, adiantando que eram todos da mesma família e que o proprietário do local havia "aberto fogo" e "recusava render-se".

Já na sexta-feira, as forças de segurança anunciaram que tinham sido detidos vários polícias, mas sem fornecer detalhes sobre as suas identidades.

Leia Também: Iraque pede unidade ao país em aniversário de assassinato de Soleimani

Recomendados para si

;
Campo obrigatório