Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Autoridades espanholas resgatam mais de 400 pessoas do mar em dois dias

O Salvamento Marítimo e a Guarda Civil espanhola resgataram 436 migrantes do mar nos últimos dois dias, a bordo de pequenas embarcações, em diferentes pontos da costa mediterrânica espanhola e nas Ilhas Canárias, foi hoje divulgado.

Autoridades espanholas resgatam mais de 400 pessoas do mar em dois dias
Notícias ao Minuto

23:54 - 01/01/22 por Lusa

Mundo Migrações

Alguns dos barcos resgatados estavam prestes a afundar-se com os seus ocupantes, em vários casos bebés ou mulheres grávidas, ou já tinham mesmo afundado, razão pela qual foram também encontrados três cadáveres, segundo noticiou a agência de notícias espanhola EFE.

Nas Ilhas Canárias, o Salvamento Marítimo -- um organismo público que serve para dar resposta a todas as emergências que possam surgir no mar -- ajudou quase 300 pessoas nas últimas horas, entre as quais 15 menores (cinco deles bebés) e 57 mulheres, duas das quais grávidas, que estavam distribuídos por quatro embarcações.

Segundo a EFE, com base em informação de vários serviços de emergência, estas pessoas foram levadas para Tenerife, Gran Canária e Lanzarote.

Nas Ilhas Baleares, um total de 52 pessoas foram resgatadas de três barcos diferentes nas últimas 24 horas.

Se estes forem adicionados aos que chegaram na sexta-feira a Maiorca e Formentera, um total de 72 imigrantes chegaram às Ilhas Baleares entre o final do ano e o primeiro dia de 2022.

Entretanto, em Múrcia, a Guarda Civil intercetou seis pequenas embarcações com 68 pessoas de origem argelina a bordo, oito das quais mulheres e sete menores, todos aparentemente em boas condições de saúde.

Os salvamentos aconteceram na sexta-feira à noite, quando tentavam chegar à costa de Múrcia em vários pontos, relataram fontes da delegação do governo central daquela comunidade.

Entre as pessoas resgatadas em Múrcia encontravam-se quatro menores e cinco mulheres.

Cinco migrantes foram intercetados após terem chegado à costa de Xàbia (Alicante) a bordo de um bote e estão a ser procurados pelo menos mais oito, que poderão ter conseguido chegar a terra.

Finalmente, em Almería, 19 pessoas foram salvas do mar.

Na sexta-feira, o Salvamento Marítimo resgatou seis sobreviventes e três cadáveres de uma embarcação na qual navegavam originalmente 12 pessoas, afundada a 35 milhas da costa de Almería.

Também resgatou três homens, de origem magrebina, que estavam a seis milhas náuticas de Mesa Roldán (Almería), e outros dez homens, também magrebinos, encontrados num bote perto da costa do Parque Natural do Cabo de Gata.

Um porta-voz do Salvamento Marítimo disse à EFE que por volta das 12:30 de sexta-feira um navio mercante informou o centro de coordenação de Almería que tinha avistado várias pessoas agarradas a objetos flutuantes a 35 milhas da costa de Almería.

O centro de coordenação solicitou ao navio mercante que se aproximasse dos migrantes, tendo mobilizado para o local um helicóptero e uma embarcação de resgate.

Por volta das 14:00 horas locais, o helicóptero resgatou seis pessoas com sinais de hipotermia.

Por outro lado, o Salvamento Marítimo resgatou dez homens de origem magrebina de um bote localizado nas primeiras horas da manhã de sábado a dez milhas náuticas de Punta Genoveses, em Níjar (Almería).

Os resgatados entre sexta-feira e hoje somam-se aos 92 migrantes intercetados ou assistidos quando tentavam alcançar diferentes zonas da costa espanhola em pequenas embarcações no dia anterior, de acordo com fontes policiais e de salvamento marítimo.

Espanha, a par da Grécia, Itália ou Malta, é um dos países da "linha da frente" ao nível das chegadas de migrantes irregulares à Europa.

Leia Também: Mais de 400 migrantes resgatados começam a desembarcar em Itália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório