Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Restrições travam festas de passagem de ano na ilha de São Vicente

Grupos organizados que habitualmente organizam eventos de passagem de ano na ilha cabo-verdiana de São Vicente lamentaram hoje o prazo do anúncio de limitações às festas, feito pelo governo esta semana alegando o agravamento da pandemia.

Restrições travam festas de passagem de ano na ilha de São Vicente
Notícias ao Minuto

11:31 - 31/12/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"O anúncio em cima do dia do evento nos apertou muito porque já tínhamos preparado a festa e por isso o momento para nós não foi o adequado. Algumas pessoas que foram realizar os testes e que já tinham adquirido bilhete, grande parte emigrantes, testaram positivo e por isso não iriam conseguir aparecer", disse à Lusa Olavo Tolentino, responsável pelo grupo Walt, que tinha programado a passagem de ano com concerto ao vivo num dos hotéis do Mindelo.

Cabo Verde regressou na terça-feira à situação de contingência face ao aumento de casos de covid-19, exigindo teste negativo para o acesso a eventos, reduzindo drasticamente as suas lotações e proibindo festas de passagem de ano nas ruas.

"É para o bem da saúde de todos, é para o bem da proteção do emprego, do rendimento e da atividade económica que o Governo toma estas medidas, na convicção de que se não agirmos agora, será pior para todos", afirmou o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, numa mensagem ao país a partir do Palácio do Governo, na Praia, em que anunciou as novas medidas.

Na ilha de São Vicente são habituais as festas de passagem de ano na rua, o que este ano fica proibido.

O país voltou a bater o recorde de casos diários de infeção pelo novo coronavírus, com 791 só na quinta-feira, mas não regista qualquer óbito há 28 dias, segundo dados do Ministério da Saúde.

De acordo com o boletim epidemiológico diário, os laboratórios cabo-verdianos analisaram em 24 horas um recorde de 3.017 amostras, diagnosticando 791 casos de infeção, o que se traduz numa taxa de positividade de 26,2%.

"O número ideal costuma ser de 500 pessoas e era para este valor que este ano apontávamos", lamentou Olavo Tolentino, apontando que a situação gerou "avultados prejuízos" para este grupo de São Vicente, que ainda tentou comparticipar a realização de testes de despiste à covid-19 para os participantes.

"Teremos que arcar com as consequências e honrar com os compromissos assumidos", desabafou.

Outro caso é o da também tradicional festa de fim de ano na rua de Lisboa, emblemática artéria do Mindelo e que tinha sido anunciada pela Câmara de São Vicente.

Paulo Neves, técnico de som do evento, já ultimava a festa quando a notícia foi conhecida.

"Não é que não concorde com a medida, porém o 'timing' não foi o adequando, a três dias do final do ano. A medida tinha que ser tomada em início de dezembro porque quem realiza um evento nesta altura já tem tudo montado e toda a gente já tinha planos traçados e em andamento para o final do ano, com as despesas programadas e de um momento para o outro o Governo anuncia estas medidas", contou à Lusa.

Além da desilusão da festa de passagem de ano cancelada, Paulo Neves recorda que já leva quase dois anos sem poder trabalhar durante a pandemia, voltando a temer pelo futuro.

"Antes da pandemia costumava fazer quatro a cinco grandes eventos por mês e, em média, três eventos pequenos por semana. Trabalhava por conta própria e não estava preparado para algo assim, como tem sido a pandemia. Tenho três filhos, dois estão a estudar e tenho muitas despesas, mas durante a pandemia quando estavam proibidos eventos não tinha de onde tirar para me manter, já que não tinha trabalho", explicou o técnico, com quase 30 anos de atividade e que se queixa de não ter recebido qualquer apoio do Estado.

Depois da abertura dos eventos, relata que começou a ter melhores perspetivas, já que começou a receber convites para eventos, mas essa "alegria" não durou muito: "Vamos ver o que vai acontecer daqui para a frente e esperamos que as coisas melhorem".

Todo o país estava em situação de alerta - o nível menos grave de três previstos na lei que estabelece as bases da Proteção Civil -- desde 28 de outubro, mas o aumento exponencial de novos casos de covid-19 nos últimos dias, em máximos diários desde setembro, e quando regista um Rt de 2,52, levou o Governo a aumentar um nível, apertando as regras.

Sobre a proibição da realização das habituais festas de passagem de ano na rua, o primeiro-ministro afirmou tratar-se de uma medida "imposta pela situação de agravamento do registo da taxa de incidência da covid-19" e para "evitar o alastramento da doença, evitar a pressão sobre o serviço nacional de saúde e evitar efeitos danosos sobre a economia, nomeadamente o emprego e o rendimento das pessoas".

"A realização de espetáculos só é permitida mediante a apresentação obrigatória de RT-PCR ou de antigénio válido com resultado negativo. Além disso, é obrigatória a apresentação de certificado de vacinação covid-19 ou de recuperação, com segunda dose de vacina", acrescentou.

Fora dos espaços públicos, casamentos, batizados, festas ou eventos de celebração do Ano Novo com número de participantes superior a 40 pessoas "só são permitidos mediante apresentação obrigatória de teste PCR-RT ou antigénio válido com resultado negativo, além de ser necessária a apresentação de certificado de vacinação covid-19 ou de recuperação, com segunda dose de vacina administrada".

"Convívios nas residências particulares podem acontecer no contexto familiar, preferencialmente entre os cohabitantes testados e até ao máximo de 20 pessoas. Quer dizer, pessoas que pertencem à mesma família. Isto é importante para minimizar o impacto dos contágios da covid-19", sublinhou.

Leia Também: Cabo Verde volta a bater recorde com 791 casos, mas sem óbitos há 28 dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório