Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Regras mudam em Itália. Vacinados com três doses sem quarentena

País aplica novas regras de quarentena dependendo do estado de vacinação da pessoa. Decisão foi tomada pelo conselho de ministros esta quarta-feira.

Regras mudam em Itália. Vacinados com três doses sem quarentena
Notícias ao Minuto

23:08 - 29/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Os vacinados com as duas doses há menos de quatro meses ou com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 não vão precisar de ficar em quarentena se tiverem tido contacto com um caso positivo em Itália. 

A decisão foi tomada pelo conselho de ministros esta quarta-feira e muda as regras de quarentena até agora em vigor consoante o estado de vacinação das pessoas. 

De acordo com este novo decreto, quem tenha o esquema vacinal completo há menos de quatro meses (120 dias) ou já possua a terceira dose de reforço não necessitará de nenhum dia de quarentena, apenas precisará de usar máscara Ffp2 durante uma semana.

Já os que estão com as duas doses tomadas há mais de quatro meses, e se encontram "no intervalo de 'risco' entre a segunda e a terceira dose" terão de ficar em isolamento durante cinco dias. Após este período, se se mantiverem assintomáticos, terão de fazer um teste rápido e ter um resultado negativo para saírem da quarentena.

Já os não vacinados terão de ficar em isolamento em caso de contacto com um caso positivo. O tempo mínimo é de 10 dias com um teste negativo ou 14 dias sem a necessidade de realizar o teste. 

No que diz respeito aos casos positivos, o tempo de isolamento é de sete dias seguido de um teste que, em caso de negativo, permitirá a 'alta' do paciente. 

Leia Também: Redução do isolamento? Graça Freitas diz que decisão é conhecida amanhã

Recomendados para si

;
Campo obrigatório