Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

França assume em 1 de janeiro o comando da força de resposta rápida

A França assume em 01 de janeiro o comando da Força Operacional Conjunta de Elevada Prontidão (VJTF) da NATO, que conta, entre outros, com operacionais portugueses, divulgou hoje a Aliança Atlântica.

França assume em 1 de janeiro o comando da força de resposta rápida
Notícias ao Minuto

21:58 - 29/12/21 por Lusa

Mundo NATO

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, agradeceu, em comunicado, a liderança da França desta força de reação rápida durante o ano de 2022.

A VJTF foi criada em 2014 em resposta às crises no Médio Oriente e à agressão da Rússia contra a Ucrânia.

A sua principal característica é que está permanentemente disponível e pode ser mobilizada em poucos dias para defender qualquer país da Aliança Atlântica.

Desta forma, constitui a maior capacidade de resposta da NATO, podendo ter até 40 mil militares.

"A VJTF dá uma contribuição substancial para a nossa defesa coletiva e a liderança fornecida pela França é uma forte demonstração do seu compromisso e capacidades", sustentou Stoltenberg.

Para o responsável da NATO, em época de "desafios de segurança sem precedentes" a NATO está unida para "defender e proteger todos os aliados".

Em 2022, a VJTF será composta por uma força multinacional de vários milhares de soldados.

O núcleo desta força será composto por uma brigada franco-alemã de cerca de 3.500 soldados do Primeiro Regimento de Infantaria e do Terceiro Regimento de Hussardos.

Liderada pelo Corpo de Reação Rápida com base em Lille, no norte da França, a brigada franco-alemã é uma unidade binacional, enquanto outros membros da NATO, como Espanha, Portugal e Polónia, também fornecerão forças.

A França sucede à Turquia na liderança da VJTF, enquanto a Alemanha assumirá a responsabilidade em 2023.

Já o Comando da Força Conjunta Aliada em Brunssum, nos Países Baixos, assumirá o comando de toda a força de reação da NATO (NRF) em 2022, foi hoje divulgado.

Leia Também: Conselho da NATO/Rússia convocado para janeiro pelo secretário-geral

Recomendados para si

;
Campo obrigatório