Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Exército israelita dispara sobre Gaza para atingir postos militares

O exército israelita atingiu hoje vários locais militares do movimento islâmico Hamas, no poder na Faixa de Gaza, depois de tiros no enclave palestiniano terem ferido um civil israelita, disseram fontes locais.

Exército israelita dispara sobre Gaza para atingir postos militares
Notícias ao Minuto

15:44 - 29/12/21 por Lusa

Mundo Hamas

Dois agricultores ficaram feridos nos ataques de artilharia israelitas que atingiram quatro locais da ala armada do Hamas, disseram à France-Presse (AFP) fontes de segurança em Gaza.

Em comunicado, o exército israelita disse que os disparos visaram vários postos militares do Hamas no norte da Faixa de Gaza, depois de um civil israelita ter sido ferido perto da barreira que separa o Estado judaico do enclave palestiniano.

Israel e o Hamas travaram uma guerra de 11 dias em maio passado, a quarta desde que o movimento islâmico armado assumiu o poder em Gaza.

Desde que um frágil cessar-fogo entrou em vigor no final de maio, apenas cinco projéteis (foguetes ou morteiros) foram disparados de Gaza para território israelita, informou esta terça-feira o exército no seu relatório anual.

Para melhorar as relações com os palestinianos, o ministro da Defesa israelita aprovou hoje "medidas de confiança" na sequência de um raro encontro com o líder palestiniano, Mahmud Abbas, em Israel, anunciou o gabinete de Benny Grantz.

O pacote inclui a transferência de fundos de impostos para a Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), autorizações para comerciantes palestinianos e o estatuto de residência para palestinianos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, anunciou o gabinete do ministro israelita, citado pela agência de notícias Associated Press (AP).

Benny Gantz encontrou-se com o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, na sua residência privada em Rosh Haayin, nos subúrbios de Telavive, na terça-feira à noite, sendo a primeira vez que Abbas se reuniu com um governante israelita em território de Israel desde 2010.

Os dois dirigentes discutiram a coordenação de segurança entre Israel e a ANP, liderada por Abbas.

No lado palestiniano, o movimento Hamas, no poder há mais de uma década na Faixa de Gaza, um território sob bloqueio israelita, condenou a reunião como um afastamento do "espírito nacional do povo palestiniano".

Israel conquistou Jerusalém Oriental durante a Guerra dos Seis Dias, em junho de 1967, juntamente com a Cisjordânia e a Faixa de Gaza.

Posteriormente, anexou Jerusalém Oriental, uma decisão nunca reconhecida pela comunidade internacional.

Os palestinianos pretendem recuperar a Cisjordânia ocupada e Gaza e reivindicam Jerusalém Oriental como capital do Estado da Palestina.

Leia Também: Hamas acusa Israel de bloquear acordo de troca de prisioneiros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório