Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Um sacrilégio". Estátua de Cristiano Ronaldo causa polémica em Goa

Críticos fazem uma ligação ao colonialismo. Em 2021, celebram-se os 60 anos da independência de Goa.

"Um sacrilégio". Estátua de Cristiano Ronaldo causa polémica em Goa
Notícias ao Minuto

13:48 - 29/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Índia

No ano em que se celebram os 60 anos da independência de Goa, na Índia, de Portugal, alguns indianos não estão a ver com bons olhos que uma estátua de Cristiano Ronaldo tenha sido erguida neste estado. A homenagem ao futebolista português, inaugurada esta terça-feira, gerou polémica, uma vez que os locais estão a fazer uma ligação ao colonialismo. 

A intenção, explicou Michael Lobo, ministro de Goa, é levar os mais novos a inspirarem-se e a interessarem-se pelo futebol. De notar que, na Índia, o críquete é o desporto que mais adeptos move. 

Contudo, os críticos da estátua assinalaram que há futebolistas indianos que também mereciam tal consideração, tendo em conta que muitos dos mais famosos jogadores da seleção indiana eram (e são) naturais de Goa. 

Na inauguração da estátua de Cristiano Ronaldo, muitos foram os que ergueram bandeiras negras em protesto, revelou o jornal Times of India. Já um morador local indicou à agência de notícias IANS que estava "muito desapontado" por ter sido erigido um símbolo de Portugal, quando a Índia devia "ter orgulho nos nossos ícones, como Samir Naik e Bruno Coutinho". 

Também o ativista Guru Shirodkar disse à mesma agência estar contra a estátua de CR7. "Erguer uma estátua de um futebolista português neste ano é um sacrilégio. Condenamos. Há muitos lutadores pela liberdade em Goa que se sentem insultados", referiu. 

Leia Também: Índia aprova comprimido da Merck e duas novas vacinas contra a Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório