Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

OMS lança campanha de vacinação em massa contra cólera na RDCongo

Uma campanha de vacinação em massa contra a cólera, visando "dois milhões de pessoas com mais de 1 ano", foi lançada em três províncias do leste da República Democrática do Congo (RDCongo), anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde.

OMS lança campanha de vacinação em massa contra cólera na RDCongo
Notícias ao Minuto

18:19 - 27/12/21 por Lusa

Mundo Saúde

A campanha "está a decorrer nas províncias de Haut-Lomami, South Kivu e Tanganica, as mais afetadas pela cólera desde agosto passado, e irá abranger 13 zonas de saúde com cerca de 4 milhões de doses", segundo um comunicado da representação da agência das Nações Unidas na RDCongo.

Desde o início do ano, a RDCongo "notificou um total de 8.279 casos suspeitos de cólera e 153 mortes em 16 das 26 províncias do país", segundo a OMS.

"A cólera é uma infeção perigosa que pode matar numa questão de horas se não for tratada, mas é previsível e evitável", recorda o representante da OMS na RDCongo, Amédée Prosper Djiguimdé, citado no comunicado.

"Além das vacinas (...), também fornecemos água potável e reforçamos os apelos à higiene e saneamento para prevenir a propagação da epidemia", disse.

A atual campanha de vacinação é a segunda realizada em massa no país desde o início do ano. Em março e julho, mais de 1,4 milhões de pessoas foram vacinadas na província de Haut-Katanga, no sudeste do país.

A cólera é uma doença altamente contagiosa que se espalha por meio de alimentos ou água contaminados. Causa diarreia intensa e desidratação que podem levar rapidamente à morte se o paciente não for tratado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório