Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Sinos da Catedral Anglicana de São Jorge tocarão durante cinco dias

Os sinos da Catedral Anglicana de São Jorge, na Cidade do Cabo, África do Sul, tocam hoje ao meio-dia em honra do Arcebispo emérito Desmond Tutu, um dia após a sua morte, aos 90 anos de idade.

Sinos da Catedral Anglicana de São Jorge tocarão durante cinco dias
Notícias ao Minuto

11:59 - 27/12/21 por Lusa

Mundo Desmond Tutu

Os sinos da catedral onde Tutu incitou os sul-africanos de todas as raças a trabalharem juntos contra o 'apartheid' tocarão durante 10 minutos, ao meio-dia, durante cinco dias para marcar a vida de Tutu.

"Pedimos a todos os que ouvirem os sinos que façam uma pausa nas suas ocupações por um momento em homenagem ao arcebispo Tutu", apelou o atual arcebispo da Cidade do Cabo, Thabo Makgoba.

O corpo de Desmond Tutu estará na catedral da Cidade do Cabo na próxima sexta-feira, e uma missa será realizada no sábado, informou Makgoba. Além disso, será realizado um serviço ecuménico para Tutu na quarta-feira, na capital da África do Sul, Pretória.

Os sul-africanos têm vindo a colocar flores na catedral, em frente da casa de Tutu, na zona de Milnerton, na Cidade do Cabo, e em frente da sua antiga casa no bairro do Soweto, em Joanesburgo.

"Ele sabia na sua alma que o bem triunfaria sobre o mal, que a justiça prevaleceria sobre a iniquidade, e que a reconciliação prevaleceria sobre a vingança e a recriminação. Ele sabia que o 'apartheid' iria acabar, que a democracia viria", afirmou o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, num discurso de homenagem a Tutu, transmitido para todo o país no domingo à noite.

"Ele sabia que o nosso povo seria livre. De igual modo, manteve-se convencido, até ao fim da sua vida, que a pobreza, a fome e a miséria podem ser derrotadas; que todas as pessoas podem viver juntas em paz, segurança e conforto", disse ainda Ramaphosa, que acrescentou que as bandeiras da África do Sul manter-se-ão a meia haste durante toda a semana.

Ramaphosa instou todos os sul-africanos a "prestarem respeito ao defunto e a celebrarem a vida com a exuberância e o propósito" de Desmond Tutu.

"Que possamos seguir as suas pegadas. Que também nós sejamos dignos herdeiros do manto do serviço, da abnegação, da coragem, e da solidariedade de princípios para com os pobres e marginalizados", acrescentou.

Leia Também: PR de Cabo Verde destaca "figura incontornável da África contemporânea"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório