Meteorologia

  • 27 MAIO 2022
Tempo
32º
MIN 15º MÁX 34º

Arábia Saudita executa iemenita acusado de planear ataque terrorista

Um iemenita foi hoje executado em Riade após ter sido condenado à morte por pertencer alegadamente ao grupo 'jihadista' Estado Islâmico e por tentar realizar um ataque suicida numa "instalação pública", divulgou o Ministério do Interior da Arábia Saudita.

Arábia Saudita executa iemenita acusado de planear ataque terrorista

"Mohamed Abdullah al Saddam estava a planear atacar uma concentração de civis numa instalação pública após ter recebido instruções da organização terrorista Estado Islâmico (EI), numa operação suicida em que ia usar um cinturão de explosivos", referiu o ministério saudita num comunicado, sem especificar a data da alegada tentativa de ataque.

A nota informativa do ministério, reproduzida pela agência de notícias oficial saudita SPA, indica que o homem executado foi detido quando fotografava o local onde iria realizar o ataque e garante que o suspeito "apoiou e jurou lealdade à organização terrorista [Estado Islâmico], tendo adotado as ideias" do grupo 'jihadista'.

As execuções na Arábia Saudita são feitas com um sabre.

A organização governamental Comissão de Direitos Humanos anunciou, em janeiro passado, que o país reduziu em 85% o número de condenados por crimes "não violentos", mas a pena de morte continua a ser aplicada em alguns casos, como quando estão em causa crimes relacionados com atos terroristas, o que, muitas vezes, inclui dissidentes políticos, de acordo com várias organizações não-governamentais (ONG) humanitárias.

O número de execuções na Arábia Saudita diminuiu em 2020, tendo sido registadas 27 mortes ordenadas pelo Estado, o que representa cerca de um sexto das 184 contabilizadas em 2019, avançou a Amnistia Internacional no seu relatório anual, publicado em abril.

Leia Também: Iémen: Arábia Saudita acusa Irão e Hezbollah de apoiar rebeldes Huthis

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório