Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Total de cinco mortos em ataques entre a Arábia Saudita e o Iémen

Três civis morreram hoje no Iémen, num ataque aéreo da coligação dirigida pela Arábia Saudita, revelaram fontes médicas, horas depois do anúncio pelos sauditas de dois mortos num ataque de rebeldes Houthi junto à fronteira dos dois países.

Total de cinco mortos em ataques entre a Arábia Saudita e o Iémen
Notícias ao Minuto

10:39 - 25/12/21 por Lusa

Mundo Arábia Saudita

De acordo com médicos iemenitas, três pessoas morreram e seis outras ficaram feridas por ataques aéreos da coligação a noroeste da capital iemenita, Sana, dominada pelos rebeldes.

"Três civis, entre os quais uma criança e uma mulher, foram mortos e seis outros feridos na cidade de Ajama", reportaram médicos à agência AFP.

Horas antes, a defesa civil do reino saudita tinha anunciado, em comunicado, que duas pessoas, das quais um saudita e um iemenita, morreram durante um ataque em Jazan, uma região saudita na fronteira com o Iémen.

Este ataque foi atribuído pelos sauditas a rebeldes Houthi e causou ainda ferimentos em sete civis, dos quais seis sauditas e um residente originário do Bangladesh.

É a primeira vez em meses que os ataques dos Houthi contra o reino saudita causam mortes, apesar de os rebeldes iemenitas lançarem regularmente mísseis e drones contra a vizinha Arábia Saudita, atingindo sobretudo os seus aeroportos e infraestruturas petrolíferas.

O conflito do Iémen eclodiu em 2014, quando os rebeldes Houthi, próximos do Irão, conquistaram grandes partes do oeste e norte do país, incluindo a sua capital, Sana, e escalou em 2015 com a intervenção da aliança árabe sunita, comandada pela Arábia Saudita.

A guerra civil do Iémen matou cerca de 130.000 pessoas e gerou o pior desastre humanitário do mundo atual.

No entanto, segundo a ONU, a guerra do Iémen causará a morte a 377.000 pessoas até ao fim de 2021, considerando que mais de metade destas pessoas são vítimas das consequências indiretas do conflito, nomeadamente falta de água potável, fome e doenças.

Leia Também: EUA apreendem armas de navio iraniano com destino ao Iémen

Recomendados para si

;
Campo obrigatório