Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Descoberto anel de ouro cristão da era do Império Romano em Israel

Foram encontrados em dois naufrágios perto da costa de Caesarea, localizada entre as cidades de Tel Aviv e Haifa.

Descoberto anel de ouro cristão da era do Império Romano em Israel
Notícias ao Minuto

11:19 - 24/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Arqueologia

Israel revelou, na quarta-feira, centenas de objetos arqueológicos encontrados em escavações subaquáticas feitas no Mediterrâneo, incluindo um anel de ouro raro do tempo do Império Romano e que permaneceu dentro de água após um naufrágio durante 1.700 anos.

A joia octagonal tem uma pedra verde com a imagem de um pastor de túnica com um cordeiro aos ombros. Segundo Helena Sokolov, chefe de conservação de peças da Autoridade de Antiguidades de Israel, à AFP, trata-se da imagem do Bom Pastor, que representa Jesus Cristo como guia dos povos, mas é muito rara aparecer num anel, embora seja muito difundida na arte sacra.

“Este foi um período em que o cristianismo estava apenas a começar, mas estava definitivamente a crescer e desenvolver-se, especialmente em cidades mistas como Cesareia”, referiu Helena, acrescentando que tendo em conta o tamanho pequeno do anel, este terá pertencido a uma mulher.

Cesareia era a capital local do Império Romano no século III e o seu porto era essencial naquela época. A Autoridade de Antiguidades também recuperou centenas de moedas de prata e bronze da altura do Império Romano e outras centenas do século XIV, precisamente da era mameluca (sultanato medieval da região).

Foi também encontrada uma pedra preciosa vermelha, objetos de cerâmica e pequenas figuras.

Leia Também: Israel vacina maiores de 60 anos e profissionais de saúde com 4.ª dose

Recomendados para si

;
Campo obrigatório