Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Pelo menos três corpos encontrados após deslizamento de terras em Myanmar

Mas há centenas de pessoas soterradas após o colapso de uma mina de jade no norte de Myanmar.

Pelo menos três corpos encontrados após deslizamento de terras em Myanmar
Notícias ao Minuto

10:39 - 23/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Myanmar

As equipas de resgate encontraram pelo menos três corpos numa mina de jade, em Myanmar, na quinta-feira, depois de um responsável ter admitido que havia pouca esperança de encontrar sobreviventes entre as dezenas de pessoas soterradas no seguimento de um deslizamento de terras.

Muitos terão sido arrastados pelo lago devido ao deslizamento de resíduos minerais, levando a uma busca de voluntários e trabalhadores a bordo de barcos de borracha.

“Estamos a continuar com as buscas. Até agora ninguém sobreviveu”, disse Pyae Nyein à Reuters. Anteriormente já tinha dado conta de que provavelmente também morreram cerca de 50 pessoas ainda desaparecidas.

Um grupo da sociedade civil envolvido na operação de resgate, a Kachin Network Development Foundation, estimou o número de desaparecidos em cerca de 80, enquanto o portal de notícias Myanmar Now citou fontes que afirmam que até 100 podem estar soterrados. “Em incidentes como este, os corpos geralmente só aparecem quatro a sete dias depois”, referiu Min Naing, do grupo Thingaha, outro organismo voluntário, no mesmo jornal.

Deslizamentos de terras mortais e outros acidentes são comuns em Hpakant, o centro da secreta indústria de jade de Myanmar, que atrai trabalhadores pobres de todo o país em busca de joias, principalmente para exportar para a China.

O governo deposto da vencedora do Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi, prometeu melhorar a indústria quando assumiu o poder em 2016, mas os ativistas dizem que pouca coisa mudou e que o golpe de Estado terá piorado a situação. “O golpe militar acabou com as esperanças de reformas urgentes e necessárias para o setor de jade de Myanmar”, constatou Hanna Hindstrom, ativista sénior do grupo de defesa dos direitos humanos Global Witness, que investigou a indústria.

Leia Também: Mais de 100 desaparecidos após deslizamento de terra em mina em Myanmar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório