Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Palestiniano abatido a tiro após disparar contra militares israelitas

Um palestiniano, acusado de disparar contra militares israelitas, foi hoje abatido a tiro por esta força na Cisjordânia, revelaram fontes do Exército de Israel e do Ministério da Saúde da Palestina.

Palestiniano abatido a tiro após disparar contra militares israelitas
Notícias ao Minuto

23:57 - 22/12/21 por Lusa

Mundo Cisjordânia

Mohammed Issa Abbas, de 26 anos, morreu após ter sido atingido nas costas por disparos do Exército de Israel, junto ao campo de refugiados de Al-Amari em Ramallah, explicou o Ministério da Saúde palestiniano, que não divulgou mais pormenores.

Já fonte do Exército israelita referiu que os militares "responderam a disparos" dirigidos contra um dos seus veículos e abateram o atacante, noticia a agência AFP.

Os israelitas adiantaram que os militares procuravam suspeitos palestinianos que se aproximavam de um local com judeus nas proximidades, quando foram atacados por um veículo que passava por estes.

E acrescentou que os soldados responderam aos disparos e acertaram no atacante, noticia a agência AP.

O Exército israelita referiu ainda que dezenas de palestinianos cercaram as tropas, que tiveram de utilizar "meios de dispersão de distúrbios", sem especificar quais.

Até ao momento não foi reportada nenhuma outra vítima.

Este incidente acontece durante uma escalada de violência entre israelitas e palestinianos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental.

Na terça-feira, as forças israelitas mataram um homem que terá tentado executar um ataque com carros no norte da Cisjordânia.

Na quinta-feira, um palestiniano matou um israelita perto de um posto avançado não autorizado na Cisjordânia.

Nos últimos anos os palestinianos realizaram dezenas de ataques com faca, armas de fogo ou utilizando veículos contra civis e forças de segurança israelitas.

A Palestina e organizações de direitos humanos referem que alguns dos supostos ataques com carros são acidentes e acusam Israel de usar força excessiva.

Israel conquistou Jerusalém Oriental durante a Guerra israelo-árabe dos Seis Dias, em junho de 1967, juntamente com a Cisjordânia e a Faixa de Gaza.

Posteriormente anexou Jerusalém Oriental, uma decisão nunca reconhecida pela comunidade internacional.

Os palestinianos pretendem recuperar a Cisjordânia ocupada e Gaza e reivindicam Jerusalém Oriental como capital do futuro Estado da Palestina a que aspiram.

Leia Também: Cisjordânia. Israel lança operação para deter autores da morte de colono

Recomendados para si

;
Campo obrigatório