Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Diplomata dos EUA detido na Turquia por vender passaporte falso a sírio

A polícia turca deteve em Istambul um diplomata dos Estados Unidos, colocado no consulado de Washington em Beirute, sob suspeita de fornecer um passaporte falso a um cidadão sírio, informou hoje a agência estatal turca.

Diplomata dos EUA detido na Turquia por vender passaporte falso a sírio
Notícias ao Minuto

21:18 - 22/12/21 por Lusa

Mundo Istambul

O diplomata, identificado nos 'media' locais apenas com as iniciais D.J.K., foi detido no aeroporto de Istambul a 11 de novembro e indiciado por fornecer uma cópia do seu passaporte a um cidadão sírio que tentava apanhar um voo de Istambul para a Alemanha.

De acordo com os 'media' turcos, o diplomata - que foi pessoalmente ao aeroporto de Istambul para entregar o passaporte falso - recebeu 10.000 dólares (cerca de 8.800 euros) em troca e as imagens da cena foram capturadas por câmaras de vigilância.

O cidadão sírio foi libertado horas depois de ter sido detido, aguardando desenvolvimentos do processo de averiguações.

A Embaixada dos Estados Unidos em Ancara ainda não reagiu à detenção do diplomata norte-americano.

Os diplomatas em exercício gozam de privilégios de imunidade, mas, ainda assim, podem ser processados judicialmente em países onde não estão credenciados.

A detenção deste diplomata pode agravar as relações entre Ancara e Washington, sob tensão desde a chegada ao poder do Presidente norte-americano, Joe Biden, em janeiro.

Leia Também: Pelo menos 35 estudantes detidos em protestos por habitação na Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório